Começar um novo negócio não é tarefa simples, e manter um empreendimento operando no verde exige muito jogo de cintura. São multidisciplinares os fatores que encaminham uma empresa ao sucesso: administração responsável, contabilidade coerente, equipe qualificada, produtos/serviços de qualidade, ambiente amigável, precificação justa, bom relacionamento com o cliente e, é claro, uma postura constantemente proativa e determinada por parte do empreendedor.
Confira agora uma seleção de 10 atitudes que todo empreendedor deveria adotar para dar uma guinada na empresa, aumentando a lucratividade e conquistando maior reconhecimento do público:
- FAÇA O BALANÇO GERAL
Nos momentos em que o negócio não está caminhando bem, é essencial ter o balanço geral na ponta do lápis para poder identificar com clareza o atual panorama da empresa e definir os próximos passos a serem dados. O balanço geral é eficiente para apontar setores que geram muito gasto sem retorno equivalente, ajudando a estabelecer investimentos mais certeiros. Tenha o balanço da empresa em dia, respire fundo e siga metas definidas.
- ASSUMA O PAPEL DE EMPREENDEDOR DIARIAMENTE
Muitas pessoas esquecem que ser empreendedor vai muito além de ter uma ideia genial. O sucesso de uma empresa está muito relacionado ao comprometimento do empreendedor com todas as esferas que possibilitam a realização de sua grande ideia. Demonstre comprometimento com sua empresa diariamente: chegue cedo, esteja integrado aos processos de produção, trate bem sua equipe, conheça seus fornecedores. Vista a camisa de sua própria empresa.
- NÃO ABANDONE O MONITORAMENTO DE MERCADO
Na hora de planejar a abertura de um novo negócio, muita pesquisa é feita para monitorar as características do mercado em questão em termos de competitividade, lucratividade e abrangência. Mas a preocupação com o monitoramento de mercado deve se manter constante mesmo com o negócio já operante, para que a concorrência não lhe deixe para trás. Fique sempre ligado nos hábitos de consumo do seu público alvo, entenda as motivações que o levam a consumir de sua empresa e entregue a ele exatamente o que está procurando.
- PLANEJE E SONHE
Só iniciativa e boa intenção não garantem sucesso para uma empresa. É necessário planejar minuciosamente cada novo passo a ser dado para que os recursos sejam aplicados com sabedoria. Mas isso não significa que o empreendedor consciente não deve sonhar alto, muito pelo contrário! Sonhar com outros cenários é de grande valia para definir com responsabilidade os passos a serem tomados agora, para chegar ao cenário dos sonhos com estabilidade, estrutura e sem assumir riscos desnecessários.
- CONQUISTE SEUS CLIENTES
Quando as vendas não vão bem, um dos primeiros reflexos é buscar alternativas mirabolantes para atrair novos clientes. Mas conquistar os clientes que você já tem pode ser ainda mais eficiente, pois este público já foi atraído por seu produto ou serviço e você investe em fidelização ao demonstrar que se importa com a qualidade do que oferece, que se alegra com a presença destes clientes e que está em aprimoramento constante para atendê-los com mais e mais qualidade. Fidelize seus clientes e eles próprios espalharão o nome da sua empresa para novos clientes.
- OUÇA SEUS CLIENTES
Relacionamento com cliente é importante para fidelizar e engajar, mas exige humildade por parte do empreendedor. É essencial ouvir verdadeiramente o que seus clientes têm para dizer! O feedback dos clientes (seja positivo ou negativo) é o retorno mais palpável sobre seus erros e acertos na perspectiva do seu público alvo, e te fornece informações valiosas sobre pontos a serem aprimorados e até sobre como superar as expectativas do cliente.
- INOVAÇÃO NA MENTE
Se você sente que o formato atual da sua empresa não está indo pra frente, pare de limitar seus parâmetros e não tenha medo da mudança! Coloque a inovação como motivação principal da empresa e dê uma refrescada na forma como apresenta seus produtos ou se relaciona com os clientes. Converse com sua equipe e busque quais são as ideias inovadoras que podem dar um gás no seu negócio.
- TRAGA O DIÁLOGO PARA A ROTINA
Empresas são feitas de pessoas e é essencial que se construa uma dinâmica interpessoal saudável para que a dinâmica profissional possa ser desempenhada com comprometimento e qualidade. Converse com sua equipe, e com seus clientes também! Seja honesto, fale de questões empresariais e também sobre si mesmo. Em cada troca de ideias surgem novas perspectivas, e talvez seja disso que sua empresa está precisando.
- PEDIR AJUDA É NORMAL
Tomar decisões a nível empresarial é uma tarefa complicada. Cada decisão afeta diretamente a equipe e o funcionamento do negócio – logo, o medo de errar é grande. Pessoas sobrecarregadas e muito estressadas sentem mais dificuldade para tomar decisões com clareza, por isso não esqueça: pedir ajuda é normal! A decisão final sempre será do empreendedor, mas o processo de escolha pode ficar mais leve e produtivo com a opinião de outras pessoas com experiência no ramo.
- A VIDA VAI ALÉM DO TRABALHO
Abrir uma empresa pode ocupar grande parte do seu tempo, mas é importante lembrar que a vida vai além do trabalho. Sobrepor o âmbito profissional ao pessoal é perigoso, pois a ausência de lazer leva o estresse a níveis prejudiciais à saúde. Cuidar de si mesmo, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida também é cuidar da empresa.