10 dicas para estimular a criatividade na empresa - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

16 de maio de 2017


10 dicas para estimular a criatividade na empresa

Estimular a criatividade na empresa convocando os funcionários para participarem de atividades diferenciadas.

Veja as dicas que Michael Michalko, autor do livro 10 MANEIRAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, sugere:

  1. Melhorias diárias:  Converse com seus colaboradores para pensarem em pequenas melhorias em todas as áreas da empresa, tanto na parte física quanto em processos. Reuna-os ao final do dia e convoque um a um para falarem o que pensaram.
  2. Crie um Cantinho da Criatividade: Encha um canto com livros, filmes, revistas e tudo que seus funcionários possam relaxar e ter momentos criativos. Decore com fotos deles na infância para lembrá-los que nasceram criativos.
  3. Crie o Clube dos Campeões: Pegue um corredor da sua empresa e transforme uma de suas paredes no ‘Clube dos Campeões’. Coloque fotos das pessoas cujas ideias tenham sido implantadas, junto com um parágrafo descrevendo a ideia e os benefícios que ela trouxe para a empresa.
  4. Organize a Semana das Ideias Estúpidas: Mostre que ter ideias pode ser mais divertido. Organize uma ‘Semana das Ideias Estúpidas’, selecione jurados, faça votação da melhor ideia e premie os vencedores.
  5. Misture cérebro esquerdo e direito: Quando fizer um brainstorming em grupo, tente dividir as pessoas em pensadores com o lado esquerdo (racionais) e lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões práticas, convencionais e lógicas. Peça aos intuitivos para sugerirem coisas ilógicas e pouco convencionais. Depois combine os grupos e discutam as sugestões.
  6. Inspire através de ícones: Peça para que cada funcionário decore sua mesa segundo sua personalidade. E nela também escolha algo que represente sua personalidade. Um ícone que os defina.
  7. Mude de ‘Sim, mas…’ para ‘Sim, e…’: Alguém oferece uma ideia durante alguma reunião, e as pessoas já começam a dizer ‘sim, mas…’. Para mudar essa mentalidade, quando alguém disser ‘sim, mas…’, peça à pessoa que troque essa frase por ‘sim, e…’, continuando onde a pessoa que deu a sugestão havia parado.
  8. Peça sempre 3 soluções: Uma boa forma de combater os pensamentos negativos dentro da empresa é estimular os positivos. Peça para que façam uma lista de 3 coisas que não poderiam ser executadas. Em seguida, peça 3 resoluções para cada um desses problemas.
  9. Edital de brainstorming: Deixe a disposição dos funcionários um quadro onde eles possam interagir com ideias. Você pode distribuir post-its e encorajá-los a usarem.
  10. Procure por ajuda externa: Você pode chamar pessoas de outros setores da empresa para participar de brainstorms e apresentarem ideias diferenciadas.

O post 10 dicas para estimular a criatividade na empresa apareceu primeiro em Ação.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201