A pedido do Google a Forrester Research fez um estudo sobre o crescimento do varejo online no Brasil. Segundo índices, a internet vai dobrar seu potencial de vendas até 2021, com crescimento de 12,4% ao ano. A perspectiva é que o impacto da web no varejo seja um crescimento de 42% em vendas e R$ 365 bilhões em dinheiro.
Quer ter uma parte da fatia desse bolo? Então fique atento:
1. Cada vez mais pessoas comprando
Até 2021 teremos aproximadamente 27 milhões de pessoas fazendo suas primeiras compras na internet. Serão 67,4 milhões de consumidores online, representando 44% dos internautas.
2. Quem se destaca?
Alguns setores tendem a crescer acima da média durante este período. Móveis, eletroportáteis, televisores e alimentos estarão em alta, mas artigos e roupas esportivas(17%), livros (17%) e roupas e beleza (15%) crescerão acima da média.
3. Compras via celular
O celular se tornou peça fundamental no dia a dia do varejo. Cerca de 30% das pessoas com acesso á internet fazem isso apenas dos seus dispositivos mobiles. Em 2016, 19% das vendas em e-commerces foram feitas via celular, equivalendo a R$ 9 bilhões de reais no ano. A especulação é de que em 2021 este número suba para 41%, movimentando R$ 35 bilhões.
4. Muitos pontos de contato com o cliente
Segundo o estudo, os consumidores brasileiros buscam todos os canais de suas marcas favoritas. Sendo eles aplicativos, sites, espaços físicos. Assim, as empresas devem pensar em como abordar seus clientes nas diversas situações e como apresentar unidade e integração entre elas.
5. Constante crescimento
Os usuários começaram a ter mais confiança nas compras online, e assim, passaram a consumir mais. O consumo das famílias, marketplaces e número de consumidores ativos também influenciaram no aumento das vendas.
Caso esteja pensando em mudar de ramo, ou até mesmo abrir seu próprio negócio, fale com a gente.
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