Ser empreendedor não é sinônimo de ser um bom gestor. O empreendedor tira uma ideia do papel e traz ao mundo um novo negócio – que só será bem-sucedido se encabeçado por um bom gestor. O bom gestor é como o maestro da orquestra empresarial: conhece os diferentes setores do empreendimento, bem como seus pontos fortes e fracos, e consegue administrá-los de maneira harmônica. Seja qual for o tamanho, ramo ou forma de atuação do negócio, o gestor eficiente mantém a operação em andamento enquanto descobre meios de otimizá-la.
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É claro que toda a responsabilidade gerencial da empresa não fica somente nas costas do gestor. Os líderes de cada setor se responsabilizam pelas demandas específicas, segmentando a administração. Entretanto, existem posturas e visões empresariais indispensáveis para a pessoa que deseja estar à frente de um empreendimento. Quais são as habilidades necessárias para um bom gestor de empresas?
VISÃO ESTRATÉGICA
O olhar estratégico é o que difere as empresas medianas dos empreendimentos que se destacam. É a capacidade de olhar através dos desafios, enxergando oportunidades; fazer a leitura do hoje pensando na construção do amanhã corporativo. É pensar fora do padrão, norteando-se pela constante missão de tornar a operação mais ágil e proveitosa. Planejar com estratégia é necessário para atingir maior produtividade, melhores resultados e mais satisfação pessoal.
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COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
A comunicação é parte intrínseca da dinâmica empresarial, tanto interna quanto externa. O bom gestor precisa garantir a compreensão das informações e ideias que transmite, sejam quais forem os interlocutores. A comunicação clara, efetiva e livre e ruídos é indispensável para a integração eficiente dos diferentes setores, projetos e processos. Dentro da comunicação assertiva, também estão inclusas as habilidades de ouvir com atenção, dar feedbacks construtivos, evitar suposições e criar espaço para o diálogo.
CAPACIDADE DE VENDER PRODUTOS, SERVIÇOS E IDEIAS
Todo gestor de empresa precisa saber vender o produto ou serviço que oferece da melhor maneira possível, mesmo que não trabalhe diretamente no setor de vendas. O mesmo poder de persuasão precisa ser usado internamente, na orientação da equipe e na definição das metas do negócio. Saber vender com eficiência é muito mais do que “lábia” – é necessário entender o consumidor, os canais e os recursos disponíveis; colocar-se no lugar no público-alvo para suprir suas necessidades com excelência. Além disso, também envolve habilidades práticas de exposição, precificação, negociação e divulgação.
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LEITURA DE MERCADO
Nada acontece sem aviso prévio – o futuro é consequência do que já está acontecendo agora. O gestor habilidoso consegue perceber os sinais do mercado, positivos ou negativos, para antecipar suas decisões de forma cautelosa e contextualizada. Quem consegue visualizar os indicativos de uma crise iminente, por exemplo, evita as consequências (muitas vezes catastróficas) de um problema surpresa.
IMPULSO INOVADOR
Assim como o mercado funciona em constante oscilação, não existe empreendimento que seja estático – e o bom gestor entende isso. O ato de revisar as diretrizes e metodologias empresariais não é visto como fracasso, mas sim como oportunidade de pensar à frente e gerar diferenciais competitivos. Não há medo do novo, nem compromisso com o tradicional; entende-se a inovação como caminho para se alinhar às atuais necessidades do público e da organização. A automação de processos e métodos mais ágeis e dinâmicos de gestão são grandes aliados desse gestor.
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GESTÃO DE PESSOAS
Gerir uma equipe com sabedoria e profissionalismo é um dos fatores obrigatórios para o sucesso da operação. O bom gestor entende que sua equipe não é formada meramente por trabalhadores, mas sim por seres humanos integrais, com suas próprias ambições e limitações. Usa da sensibilidade para motivar o time e liderá-lo sem recorrer ao autoritarismo. Desta forma, cativa uma equipe comprometida, confiável e competente no cumprimento de suas metas.
REDE DE CONTATOS
Uma empresa de sucesso não se faz sozinha. Assim como a competência da equipe interna é indispensável, o networking tem força para inserir a empresa em novos espaços. A rede de relacionamentos com consultores, fornecedores, investidores, colaboradores, parceiros e amigos do ramo empresarial possibilita troca de experiências e estratégias. O gestor inteligente alimenta seus contatos sem cair na impessoalidade.
Estar à frente de um empreendimento não é tarefa simples. A rotina corrida e as demandas multidisciplinares frequentemente sobrecarregam os gestores. É possível terceirizar as obrigações contábeis, fiscais e tributárias da sua empresa com o auxílio de uma equipe especializada no assunto. A Ação Contabilidade atua há mais de 30 anos no mercado empresarial e tem amplo repertório de soluções contábeis e financeiras para empresas dos mais variados portes e segmentos. Temos experiência no desenvolvimento de estratégias personalizadas, focadas no crescimento de nossos clientes. Desde 2021, somos uma contabilidade digital para lhe atender com mais agilidade, conforto e segurança. Nosso aplicativo permite acesso instantâneo a documentos, relatórios e demais informações, na palma da sua mão. Solicite um orçamento, estamos à disposição: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/