Sustentabilidade: o futuro das empresas e do planeta
Sustentabilidade é um dos temais mais falados atualmente, principalmente no meio empresarial. Diversas empresas expõe seu trabalho voltado para sustentabilidade.
Devemos conseguir fazer uma gestão que procure atingir os resultados esperados com a menor quantidade de recursos possíveis. Esse é um problema que tem afetado financeiramente as PMEs, por ainda estarem em uma fase de amadurecimento de toda a sua logística. Em outras palavras, ao desenvolver maneiras para diminuir o consumo de energia elétrica em uma pequena empresa de informática, por exemplo, o empreendedor estará não somente ajudando o planeta, como também cuidando para que os seus processos sejam menos onerosos, o que pode contribuir e muito para melhorar seu fluxo de caixa.
Quando uma corporação adota ações sustentáveis, ela agrega para sua aparência responsabilidade e seriedade. Com isso consumidores e comunidade em geral passam a olhar para a empresa como uma amiga que cuida da sociedade e não como uma organização egoísta que só visa interesses individuais.
Quais práticas sustentáveis a empresa pode fazer?
Dentre muitas ações sustentáveis, algumas que se destacam:
- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
- Reciclagem do lixo;
- Reutilização de matéria-prima;
- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em lagos, córregos ou rios;
- Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente;
- Uso de filtros que extraem os poluentes emitidos em algumas fases da produção.
Corporações e instituições financeiras de grande porte têm adotado o conceito de sustentabilidade e se assumido como empresas sustentáveis, pois este é o conceito do futuro e esta prática será a tendência empresarial das próximas décadas. Afinal, o único meio de se preservar o planeta é mudando radicalmente os métodos de produção e de extração de matéria prima.
O planeta também é responsabilidade sua e da sua empresa.