Alternativas para manter o seu empreendimento em tempos de crise - Açao Contabilidade

Blog

14 de abril de 2020


Alternativas para manter o seu empreendimento em tempos de crise

Um dos grandes atributos de um bom empreendedor é ter resiliência e criatividade para se reinventar de acordo com as circunstâncias do momento. Crises sem precedentes, como a pandemia de Covid-19, chegam sem aviso prévio, mudando hábitos de vida e reestruturando a dinâmica social e de consumo em muitos países. Especialmente com o isolamento social em vigor, que obriga inúmeros estabelecimentos a fecharem as portas, o momento exige ação assertiva dos empreendedores para que suas empresas permaneçam em operação. Separamos a seguir algumas alternativas para continuar gerando renda durante a crise através de adaptações no seu atual modelo de venda de produtos e/ou serviços:

  • E-COMMERCE E DELIVERY

Diante da necessidade de permanecer em casa, as compras online com entrega a domicílio vêm se mostrando o modelo de negócio do futuro. Se o seu tipo de empresa permite, não hesite em criar um site com o catálogo completo de seus produtos, ou então cadastre-se nas plataformas de venda e entrega de serviços já existentes. Faça seu serviço chegar na casa dos clientes enquanto eles não puderem ir até você. 

  • HORA DAS MÍDIAS SOCIAIS

O isolamento social impede que muitos clientes em potencial passem em frente à sua loja e se interessem pelos produtos e, em contrapartida, o confinamento em casa deixa as pessoas ainda mais conectadas via celular. O bom empreendedor faz uma leitura estratégica desse comportamento e percebe que é o momento de investir em marketing nas redes sociais (especialmente Instagram e Facebook) para manter sua marca na cabeça das pessoas até que o comércio volte à normalidade. Produza conteúdo relevante em suas mídias – dê detalhes sobre os produtos mais procurados, anuncie promoções, dialogue com o cliente e não deixe de reforçar os valores e posicionamentos da empresa. O engajamento é uma ferramenta poderosa durante a crise.

  • EXPLORE OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Para empresas cuja rotina depende de reuniões, e também para profissionais autônomos como professores de idioma ou terapeutas, a tecnologia é uma grande facilitadora. Todos que precisaram fechar as portas e adaptar a operação ao home office devem fazer uso das ferramentas online de conversa em vídeo, bem como das plataformas de gestão de equipe, para manter a estratégia de ação alinhada com os colaboradores. Se a rotina de trabalho der uma afrouxada, que tal aproveitar o tempo livre para fazer um curso online? Temas como educação financeira ou marketing digital podem aprimorar o seu desempenho profissional.

  • COMUNICAÇÃO ABERTA COM EQUIPE E CLIENTE

Os recursos tecnológicos simplificam a comunicação aberta com cliente e equipe, o que é essencial tanto para administrar quanto para realizar vendas à distância. Com seus clientes, utilize as redes sociais para ser transparente sobre a situação: explique qual será o novo modelo de funcionamento, novo horário de atendimento e através de quais recursos poderá atendê-los nesse momento de distanciamento. Com a equipe, use as ferramentas de gestão para alinhar horários, metas, prazos e novas estratégias de atendimento. Uma comunicação efetiva e bem sucedida se torna uma nova necessidade para o empreendedor que vende e gerencia à distância.

  • VENDA SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

Também é muito interessante usar seus canais de comunicação com o consumidor (que devem estar a todo vapor) para vender segurança e responsabilidade. Em tempos de pandemia, nada conforta mais o cliente do que ter certeza dos cuidados que estão sendo tomados pelo estabelecimento antes de ali consumir. Uso de luvas e máscaras na produção e entrega, limpeza desinfetante dos produtos e da máquina de cartão antes de levá-los ao consumidor, atendimento em horários individuais exclusivos, opções de pagamento remoto – todas essas medidas são recomendadas e transmitem seriedade e comprometimento com a segurança e saúde de todos. Não deixe de expor suas medidas nas redes sociais para tranquilizar seus clientes.

PARA DAR UM RESPIRO NAS FINANÇAS

  • RENEGOCIE COM BANCOS

A economia está em recessão e é hora de calcular com frieza quais são os gastos realmente necessários para o momento. Muitos bancos nacionais já estão oferecendo prorrogação do vencimento das dívidas e empréstimos dos micro e pequenos empresários por 60 dias (para contratos vigentes em dia). Suspender tais gastos pode ser de grande ajuda para não precisar realizar cortes nos salários dos colaboradores, por exemplo.

  • ACESSE NOVAS LINHAS DE CRÉDITO

É importante também para o governo que seu negócio consiga atravessar a crise com o menor prejuízo possível, já que as micro e pequenas empresas giram grande parte da economia nacional. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos já anunciaram linhas de crédito especiais para micro, pequenos e médios empreendimentos segmentadas em duas frentes: alívio do capital de giro e recursos para investimentos. As condições são facilitadas e os juros são muito mais baixos diante do atual panorama sócio-econômico. 

  • RENEGOCIE COM FORNECEDORES

Praticamente todos os ramos comerciais estão sendo afetados, o que faz deste um momento de solidariedade coletiva. Entre em contato com seus fornecedores e renegocie as despesas, para garantir que não haja falta de insumos sem prejudicar a saúde financeira do negócio. Como a crise é global, a flexibilização de pagamentos se torna mais viável do que a perda do cliente. Negocie de maneira franca com seus parceiros para encontrar um equilíbrio de menor prejuízo para ambos os lados. E não esqueça que o momento é de resguardo financeiro! Não há previsão para a instabilidade econômica passar – portanto, corte despesas desnecessárias e desloque investimentos arriscados para o futuro.

Se sua empresa está tendo dificuldade para manter as operações de maneira satisfatória em meio à crise, entre em contato com a Ação Contabilidade! Temos ampla experiência em assessoria de micro e pequenas empresas, juntos podemos encontrar a estratégia perfeita para preservar a saúde do seu negócio.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201