Análise Empresarial: a forma de você saber todas as principais vantagens da sua empresa e em quais quesitos pode evoluir
A metodologia SWOT de análise de empresas tem o objetivo de dar um direcionamento estratégico para a organização baseando-se em seu ambiente interno e em seu ambiente externo.
A empresa só pode atuar sobre o que tem controle. Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.
Comece por: identificar as fraquezas da empresa
As fraquezas são as aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É muito importante haver sinceridade nesta etapa da análise. Pode-se encontrar as fraquezas para sua Análise SWOT utilizando os seguintes exemplos de perguntas:
- A mão-de-obra é capacitada?
- Existem lacunas de treinamento?
- Por que a concorrência foi escolhida?
- Por que meu engajamento não funciona?
As ameaças
Quais aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa?
As ameaças são forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Elas devem sempre ser tratadas com muito cuidado, pois podem prejudicar tanto a estratégia como o resultado de uma empresa. Analise o contexto político, econômico, social, demográfico e tente fazer uma projeção de como aquele fator poderá prejudicar o seu negócio. O objetivo é desenvolver ações que minimizem o impacto da ameaça na empresa.
- O que seu concorrente está fazendo que prejudica seu desenvolvimento organizacional?
- Existe alguma mudança na demanda do consumidor que pede por novas exigências de seus produtos e serviços?
- As mudanças tecnológicas estão afetando sua posição dentro do mercado?
Quais os pontos fortes? O que vale destacar que destaca sua empresa?
Descubra suas vantagens e forças. Ache elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio (qualidades da equipe, excelentes instalações, boas práticas de produção e gestão, boas parcerias estratégicas e os relacionamentos com fornecedores e clientes). Pontos fortes incluem os atributos positivos das pessoas envolvidas no negócio, incluindo os seus conhecimentos, experiências, educação, credenciais, contatos, reputações, ou as habilidades que eles trazem.
Oportunidades: saiba identificar e esteja pronto para quando aparecerem
As oportunidades estão ligadas aos fatores externos que podem aumentar o potencial da sua empresa e fazê-la crescer. Para identificarmos estes fatores, devemos olhar sempre para fora do nosso negócio seja a partir de uma Pesquisa de Mercado ou de uma reflexão sobre a economia da nossa cidade, estado e país, sobre as leis que influenciam a empresa, o surgimento de novos mercados, maquinários e tendências.
Exemplos de oportunidades:
- Crescimento de mercado;
- Abertura estrangeira;
- Novas tecnologias e usos do produto;
- Concorrente com dificuldades;
- Novos métodos de distribuição.
Vale a pena estruturar a sua SWOT e começar a verificar pontos chaves para o melhor planejamento da sua empresa.
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