Atendimento ao cliente – um diferencial competitivo
Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso. E não se engane: a captação de novos clientes tem tudo a ver com o bom atendimento que sua empresa presta hoje. O consumidor nunca deve sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido. Isso porque uma pessoa pode contar sua experiência negativa (ou positiva) a diversas outras, que contarão a outras, e assim por diante.
Dica 1 – Conhecer o que está vendendo ou oferecendo
Antes de tudo, é necessário que os atendentes sejam treinados para conhecerem muito bem a empresa e todos os seus produtos, além do perfil de consumidores. Quando o funcionário conhece plenamente o negócio e o produto/serviço oferecido, por exemplo, fica mais fácil de apresentá-lo para os clientes.
Dica 2 – Bom humor gera empatia
Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente. Caso seu negocio seja movido por seus funcionários, seja minucioso na hora de contrata-los.
Dica 3 – Aplique a comunicação S.C.O.T.
Um bom atendimento ao cliente deve ter como base 4 elementos:
- Segurança: é preciso estar seguro sobre o que se está vendendo. Assim, os funcionários precisam conhecer bem o produto ou serviço, saber quem é o público-alvo e compreender a filosofia da empresa.
- Clareza: quando se fala de forma clara e com propriedade sobre o negócio da empresa, aumenta-se a confiança que os clientes depositam no seu negócio. O resultado é que eles desenvolvem mais interesse e desejo em efetuar a compra e manter o relacionamento.
- Objetividade: ser objetivo é fundamental neste processo. Essa característica faz com que o cliente não se sinta enrolado e tenha mais segurança na hora da compra.
- Transparência: realizar uma abordagem honesta com informações claras e coesas é uma forma de valorizar e respeitar os consumidores. Isso é indispensável no relacionamento entre eles e sua empresa.
Dica 4 – Não o deixe esperando
Em qualquer canal, seja ele email, redes sociais, telefone, chat online ou suporte em tickets, o tempo de resposta é tudo. Responder o cliente de forma ágil e atendendo as demandas do mesmo é crucial (não adianta responder sem resolver).
Dica 5 – Pergunte para o cliente de que forma ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue.
Pode parecer bobagem, com a pergunta certa você pode conhecer melhor o seu cliente e detectar pontos que poderiam ser melhorados.
Essa pergunta também te ajuda a entender as necessidades e expectativas do seu cliente.
Dica 6 – Comunique-se de forma clara
O processo de comunicação é composto de quatro elementos: emissor, receptor, mensagem e retorno, também conhecido como feedback. Além disso, o processo de comunicação realiza-se por vários meios, principalmente através da fala, da escrita e da expressão corporal. Através desses meios os seres humanos interagem com o mundo. Ou seja, entenda o que o cliente quer dizer e responda igualmente. Mesmo que não seja do seu setor, tente auxilia-lo da melhor maneira.
Dica 7 – Estabeleça métricas para avaliar o atendimento ao cliente
O maior legado que a tecnologia trouxe para o marketing foi poder medir ou mensurar os resultados de uma estratégia. Isso gera tempo hábil para alterações, correções, e melhoramento de desempenho
Você percebeu que o segredo de como melhorar o atendimento ao cliente é estar sempre presente na mente dele como o lugar certo para resolver qualquer ocorrência que surgir. Analise seu negócio e confira como você pode melhorar o atendimento oferecido por ele. Com isso será bem mais fácil conquistar os bons clientes, fidelizando-os.
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