Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da sua empresa? - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

26 de agosto de 2021


Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da sua empresa?

Muitos empreendedores ainda enxergam o papel da contabilidade com um olhar atrasado. Atribuem à contabilidade somente resoluções burocráticas, que fogem do conhecimento dos gestores mas que não participam efetivamente da dinâmica empresarial. Desta forma, a contabilidade não passa de uma “facilitadora” que organiza burocracias e previne problemas fiscais, mas em nada se relaciona com a operação e evolução do empreendimento.

A grande surpresa é que a contabilidade tem poder para alavancar negócios de todos os portes! As análises e informações por ela levantadas têm potencial para rastrear problemas logísticos e operacionais, possibilitando ajustes que tornam a empresa mais estratégica. Aproximar a contabilidade da gestão empresarial é uma decisão inteligente, que tende a aumentar a lucratividade e a dar maior embasamento na condução do futuro do negócio.

Se você é gestor de empresa em qualquer setor do mercado, chegou a hora de atualizar a percepção do que a contabilidade tem para oferecer ao seu negócio:

  • SEJA BEM VINDA, CONTABILIDADE GERENCIAL!

Abra as portas para a nova era da contabilidade! Com o avanço da tecnologia e dos recursos digitais, grande parte do antigo trabalho burocrático pode agora ser automatizado. Assim, cria-se tempo hábil para que os responsáveis contábeis possam participar estrategicamente na gestão do negócio. Deixam de apenas apurar e organizar dados para efetivamente analisá-los e aplicá-los em prol do desenvolvimento da empresa.

Leia também: Contabilidade digital – o que é quais são as vantagens

Esse é o princípio da contabilidade gerencial: inserir o contador como participante ativo na administração e planejamento empresarial, auxiliando gerentes e diretores com informações estratégicas. Usar o conhecimento contábil e a capacitação específica deste profissional para personalizar o atendimento às demandas próprias de cada empreendimento. Dentre os objetivos do modelo, está o uso assertivo dos recursos financeiros e consequente redução de gastos, investindo em pontos de retorno seguro.

  • SUPORTE NA TOMADA DE DECISÃO

Quando permite-se que a contabilidade vá além do âmbito burocrático, ela possibilita novos parâmetros avaliativos para diversos aspectos da empresa. Contratação de funcionários, campanhas de marketing, desenvolvimento de produtos e novos investimentos podem todos ser avaliados a curto, médio e longo prazo a partir de dados financeiros precisos e consistentes. Desta forma, a empresa ganha maior respaldo nas tomadas de decisão e minimiza consequências prejudiciais à sua saúde financeira.

Leia também: Como a contabilidade pode auxiliar na tomada de decisão

  • EM DIA COM A LEI

A aventura empreendedora vai muito além da execução de uma boa ideia. Existe uma série de obrigações fiscais para que a empresa possa operar em conformidade com as exigências do governo. Equilibrar todas as demandas burocráticas é complexo e bastante necessário, sob risco de cancelamento do CNPJ e diversas penalidades financeiras. A contabilidade acompanha de perto as obrigações legais empresariais e evita gastos adicionais com multas por atraso.

  • REDUÇÃO DE IMPOSTOS

A tributação faz parte da realidade de qualquer empresa, mas nem sempre é gerenciada da forma mais inteligente. A aproximação entre contabilidade e gestão empresarial permite que o contador trabalhe integrado aos demais setores, adquirindo noções práticas sobre a dinâmica ali adotada. Possibilita-se, dessa forma, que a contabilidade analise o regime tributário mais coerente para cada período da empresa, sempre considerando o atual foco da operação. Leva ao rompimento com impostos abusivos e à identificação dos momentos mais favoráveis para migrar de regime.

  • ORGANIZAÇÃO E SAÚDE FINANCEIRAS

A participação da contabilidade na gestão deixa o status financeiro da empresa mais palpável. Há controle atualizado e rigoroso sobre fluxo de caixa, capital de giro, investimentos, etc. Isso possibilita uma visão realista sobre a saúde financeira do negócio e, consequentemente, um gerenciamento mais assertivo das relações com fornecedores, funcionários, sócios e investidores.

Não se contente com o previsível, sua empresa tem potencial para ir além! Com o acompanhamento de uma contabilidade resolutiva, o sucesso se torna meta do presente. A Ação Contabilidade atua há mais de 30 anos no mercado, prestando serviços de excelência em soluções contábeis e empresariais. Com o serviço Ação Plus, participamos ativamente da gestão financeira e dos serviços empresariais para o desenvolvimento do seu negócio. Agora somos uma Contabilidade Digital para te atender de forma mais rápida e personalizada:  https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201