Como a contabilidade pode auxiliar na tomada de decisão - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

23 de fevereiro de 2021


Como a contabilidade pode auxiliar na tomada de decisão

Organizar contas a pagar e receber, resolver questões burocráticas e manter a empresa em dia com as exigências do Fisco são, de fato, atividades desenvolvidas pelo contador. São funções que colaboram efetivamente para o bom andamento de um negócio, ao reduzir a sobrecarga dos gestores e prevenir inconsistências financeiras e fiscais. Mas esta é uma visão limitada sobre as grandes potencialidades que existem na relação entre empreendimento e contabilidade, para muito além do recolhimento de recibos e da emissão de balancetes. As contabilidades de hoje contam com expertise e tecnologia para oferecer muito mais aos gestores, contribuindo ativamente no desenvolvimento das empresas.

O estreitamento de laços entre gestor e contador abre espaço para uma compreensão ampla e multidisciplinar sobre o status do estabelecimento – é a saída de uma abordagem burocrática para explorar a contabilidade consultiva. Através das ferramentas da ciência contábil, a organização ganha recursos para impulsionar vendas, interpretar o mercado e se destacar entre a concorrência.

Se você é gestor e quer compreender melhor o papel da contabilidade na tomada de decisão gerencial, considere os pontos a seguir:

LUCROS PREVISTOS, DESPESAS PLANEJADAS

Controle do fluxo de caixa, gestão do estoque, levantamento da carga tributária, balanços patrimoniais e análises de investimento são algumas das atividades desenvolvidas pelo contador no objetivo de manter as finanças atualizadas e em equilíbrio. Este trabalho permite não somente o cumprimento das obrigações previstas em lei, mas também fornece dados detalhados para previsão de lucros e planejamento de despesas.

Tendo em mãos os relatórios financeiros do último ano, por exemplo, o contador consegue identificar os períodos de maior lucratividade e, a partir deles, realizar previsões sobre as arrecadações futuras – além de analisar possibilidades condizentes com o orçamento de agora que podem elevar os lucros no futuro. Também por meio dos relatórios passados, o contador consegue avaliar o desempenho contábil da empresa nos últimos anos, identificar os períodos de aumento de despesas e as razões que provocaram este fenômeno. Conhecendo a dinâmica, é possível gerenciar as despesas com antecipação para não haver prejuízo ao capital de giro e não comprometer as negociações com clientes e fornecedores.

EMBASAMENTO NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Com auxílio do contador, a empresa consegue captar, registrar, resumir e interpretar sua trajetória financeira, fiscal, contábil e tributária, evidenciando potenciais e fragilidades. A transparência e a imparcialidade dos dados fornecidos por uma contabilidade externa oferecem uma visão alternativa aos gestores que, integrados à dinâmica empresarial interna, tendem a uma análise menos objetiva dos dados.

Informações confiáveis e concretas são o principal elemento para um planejamento estratégico assertivo, com expansão dos horizontes empresariais. Ferramentas de análise ajudam a estimar o crescimento futuro, a realocar recursos com inteligência e a identificar investidores em potencial, com base nas previsões de crescimento. A parceria entre empresa e contabilidade dá maior embasamento na definição e alcance das metas propostas, simbolizando um diferencial competitivo para a organização.

PREVISÃO ANALÍTICA PARA CONTENÇÃO DE RISCOS

Sabendo que os demonstrativos contábeis delineiam a trajetória tributária e financeira já trilhada pela empresa, é possível vislumbrar a importância destes dados para a segurança e estabilidade do negócio. Mesmo ciente de que imprevistos atingem empresas de todos os ramos e tamanhos, as análises contábeis auxiliam o gestor a trabalhar com uma ampla gama de cenários – o que “prepara o terreno” para gerenciar eventuais gastos com manutenção do espaço, consertos de equipamentos, aumento no índice de inadimplência, perdas decorrentes de incidentes naturais (como enchentes), entre outros.

Finanças controladas e equilibradas possibilitam o acúmulo de reservas para tais eventualidades, o que dá uma boa margem de segurança ao estabelecimento. Quem trabalha com contenção de riscos nos períodos estáveis reduz as chances de precisar fechar as portas em circunstâncias instáveis.

MEDIAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIETÁRIAS

A contabilidade consultiva também ajuda a gerenciar as relações entre os sócios de maneira justa e coerente. Confusões patrimoniais entre posses pessoais e empresariais são muito comuns, principalmente entre pessoas que empreendem pela primeira vez. A separação adequada dos patrimônios permite diferenciar o lucro líquido do montante que deve ser mantido como fluxo de caixa, e ainda definir o percentual de lucro que deve ser reinvestido para melhorias na empresa. Com tudo organizado e registrado em contrato social, torna-se mais simples realizar uma correta distribuição de lucros e assim driblar desavenças que fragilizam o acordo societário.

Explore as possibilidades da contabilidade consultiva e ofereça mais embasamento e segurança para o futuro do seu negócio! A Ação Contabilidade atua há mais de 30 anos no mercado, em compromisso efetivo com o crescimento de nossos clientes. Soluções contábeis e empresariais com atendimento humanizado e honorários flexíveis, além de aplicativo próprio que garante documentos, relatórios e demais informações na palma da sua mão. Conte conosco para construir um caminho de sucesso: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201