O mundo de hoje é digital. A cada dia, novas empresas nascem já adaptadas à lógica virtual, alinhadas ao estilo de consumo contemporâneo. Mas se engana quem pensa que a tecnologia não se encaixa nos negócios analógicos! Gestores de todos os ramos devem se manter atentos às tendências de mercado que apontam para a crescente digitalização corporativa, com soluções tecnológicas que facilitam a gestão interna e aprimoram a forma como a empresa se apresenta ao mundo. Mapeamento de concorrência, gestão eletrônica de estoque e expansão de vendas via e-commerce são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia tem a oferecer para o seu negócio.
- GESTÃO ADMINISTRATIVA
Na administração de empresas, a tecnologia pode ser o seu braço direito. Sistemas de gestão de equipe, por exemplo, facilitam a divisão de tarefas e possibilitam o acompanhamento de cada etapa dos projetos em andamento. O sistema substitui a supervisão física dos gestores, reduz a ocorrência de erros e, quando ocorrem, facilita o rastreamento e indica qual etapa produtiva deve passar por revisão. Economiza tempo, aumenta a produtividade e viabiliza o controle da operação durante viagens ou em modelo home office.
A tecnologia também ajuda a dar maior segurança ao seu negócio. Sistemas de pagamento eletrônico já são realidade em grande parte das empresas, acabando com a necessidade de acumular dinheiro em espécie para repasse do salário da equipe. Serviços de monitoramento digital trazem mais segurança para empreendedores com lojas físicas, onde ficam os estoques, o caixa e equipamentos de alto valor. Opções com acompanhamento via celular ou tablet já se popularizaram, e as versões mais modernas contam com rastreamento via satélite para atualização em tempo real.
- RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Investir no relacionamento com o cliente é um passo certeiro na fidelização da clientela. São inúmeros os recursos que a tecnologia dispõe para aumentar o poder de engajamento da sua marca – com destaque para as redes sociais, que hoje funcionam como vitrines virtuais. Elas abrem espaço não apenas para exposição dos produtos, mas para expressão do manifesto que existe por trás deles. A clientela moderna está cada vez mais interessada em consumir experiência (bem material somado ao posicionamento filosófico ou político da marca), na busca de atribuir um significado maior à compra. As redes sociais são gratuitas e eficientes para manifestar os valores e ideais atrelados ao seu trabalho.
Para quem não está familiarizado com as redes sociais, existem recursos mais simples para começar a digitalizar sua relação com os clientes. SMS ou aplicativos de mensagens instantâneas são ótimos para enviar atualizações sobre novidades e promoções, enquanto o e-mail é um bom veículo para disparar conteúdos que dialogam com a filosofia da empresa. Os empreendimentos contemporâneos que mais se destacam são os que não temem o posicionamento e abraçam a comunicação digital com seus clientes.
- CRESCIMENTO DE VENDAS
A tecnologia pode revolucionar seu volume de vendas por atingir um número maior de potenciais clientes. O e-commerce é uma boa pedida para levar seu catálogo além das fronteiras da loja física, atingindo abrangência regional, nacional ou até internacional. A preferência por compras online é crescente, por questões de comodidade e rapidez, e seu negócio tem muito a ganhar seguindo essa tendência do mercado.
Você pode investir em um site de vendas ou em um aplicativo próprio para sua loja. O importante é que o canal de vendas não apresente problemas de operação, ofereça condições seguras de pagamento e seja intuitivo para seus clientes. A vantagem do aplicativo próprio é que, uma vez instalado no smartphone do cliente, oferece o recurso das notificações para estabelecer vínculo e divulgar informações da marca.
- GESTÃO FISCAL E CONTÁBIL
O cuidado com as questões fiscais, contábeis e financeiras costuma ser motivo de preocupação para os empreendedores, nem sempre familiarizados com esse tipo de atividade. Mais uma vez, a tecnologia chega para facilitar a vida dos empresários, com ferramentas digitais que gerenciam fluxo de caixa, planilha de gastos, controle de estoque, metas e vendas de maneira automatizada. Tornam-se essenciais para manter o controle financeiro de empresas que expandem suas vendas ao incorporar o e-commerce. Se o seu negócio está em crescimento, é interessante considerar a parceria com uma contabilidade para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Busque por uma contabilidade moderna, que ofereça soluções digitais e se mantenha atualizada sobre as inovações do mercado. A Ação Contabilidade agora é digital, para estreitar a relação com clientes e reduzir a burocracia e a papelada na gestão de empresas. Se você procura atendimento rápido, transparente e personalizado para o seu negócio, entre contato conosco aqui. Nosso compromisso é com o seu sucesso!