Você pensou em cada detalhe da sua empresa, desenhou todos os processos, contratou e capacitou o pessoal e agora chegou a hora: como apresentar seu produto possíveis clientes? Primeiro, antes de desenvolver seu discurso, é importante ressaltar que as pessoas estão interessadas na transformação que seu produto causa e não no em seu valor final. Vamos colocar este raciocínio em prática com um exemplo:
Você vai em uma loja e pergunta o valor de um carro para o vendedor. O que ele responde?
Provavelmente ele dirá que o carro tem direção hidráulica, trava elétrica, vidro elétrico, etc. Tudo isso é tangível e no fundo você já sabe que existe. Muitas vezes essas informações básicas não serão determinantes para realizar a compra do carro.
O ponto chave seria responder perguntas como: Qual a transformação que aquele carro irá provocar na sua vida? Qual será seu status social ao andar com aquele carro? Qual mensagem é enviada para as outras pessoas quando verem você dentro daquele carro? Quais experiências este carro poderá lhe proporcionar?
Uma nova forma do vendedor falar sobre o carro seria:
“Senhor, este carro irá lhe colocar em um novo patamar social, exclusivo de status e prestígio. Com este carro, sem dizer uma palavra, você irá dizer para todos que o sucesso já é parte integrante da sua vida. Mostrando que você tem a chave para portas que muitos querem abrir, mas poucos conseguem. ”
Em seguida ele lhe entrega as chaves para que você possa ter a experiência de vivenciar tudo aquilo que foi dito.
Percebeu a diferença? Busque sempre agregar valor ao seu produto, venda um benefício e não um objeto.
Esta abordagem deriva do posicionamento da sua empresa. Caso você ainda não tenha um, crie-o! Através dele será possível desenvolver sua campanha de marketing e elaborar todo seu discurso.
Algumas leituras que podem ajudá-lo:
4 dicas para desenvolver uma estratégia de marketing
Prospecção de clientes em 5 passos
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