Como melhorar a gestão financeira da sua clínica? - Contabilidade em Joinville e Barra Velha - Ação

Blog

24 de julho de 2020


Como melhorar a gestão financeira da sua clínica?

A boa gestão financeira vai além do controle das entradas e saídas de uma empresa, e sua eficiência é a conquista de maior segurança para qualquer empreendimento. Possibilita um planejamento estratégico coerente que aumenta o potencial de crescimento e minimiza a escolha por investimentos insustentáveis. No caso das clínicas, a saúde financeira da empresa deve receber tanto cuidado quanto a saúde dos pacientes, para que não haja prejuízo a toda estrutura do negócio.

Se você é médico empreendedor ou gestor de clínica de saúde, confira a seguir algumas dicas valiosas que vão melhorar a gestão financeira do seu negócio e te ajudar a construir bases sólidas para um futuro de sucesso:

  • ATENÇÃO AO FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é o instrumento controlador de todas as transações financeiras realizadas no consultório, incluindo receitas e despesas. Nele, devem estar registrados cada ganho e cada gasto do mês, quantias grandes e pequenas, sempre acompanhadas da data da transação. Este controle oferece uma visão mais ampla sobre o retorno financeiro do negócio a longo prazo, projeta o capital de giro necessário para a continuidade das operações da clínica e ainda permite planejamento antecipado dos próximos investimentos com base nas datas de recebimento (no caso de convênio com planos de saúde, por exemplo).

  • ORGANIZAÇÃO ENTRE “A PAGAR” E “A RECEBER”

A distinção entre duas planilhas, uma de contas a pagar e outra de contas a receber, é uma adaptação simples que pode otimizar seu controle sobre o fluxo de caixa de maneira impressionante. Se torna mais simples cortar gastos supérfluos e reduzir a inadimplência quando há maior clareza no controle. Também fica mais fácil reunir um fundo de reserva para momentos de crise quando as chances de surpresas negativas no âmbito financeiro são minimizadas.

  • PRECIFICAÇÃO DA HORA CLÍNICA

Todo consultório possui um custo de funcionamento, e esse valor deve estar incluso no preço dos serviços oferecidos a seus pacientes. O cálculo de custo da hora clínica se faz através da soma de todas as despesas fixas (aluguel, salários, contas de água, luz, etc.), dividida pelo total de horas trabalhadas no mês (se você trabalha 8 horas ao dia, são 160 horas mensais, por exemplo). O resultado simboliza o valor mínimo para qualquer serviço oferecido, para garantir que as contas estejam zeradas no fim do mês. A precificação coerente dos serviços é essencial para a saúde financeira do negócio.

  • DIVISÃO ENTRE PESSOAL E PROFISSIONAL

Uma tentação comum a muitos dos empreendedores que também são gestores é a falta de limites claros entre o dinheiro pessoal e o caixa da empresa. Seja ao usar dinheiro da clínica para suprir despesas pessoais ou ao usar dinheiro pessoal para diluir as contas da clínica, a fusão entre os dois universos financeiros impossibilita uma projeção realista sobre o rendimento da empresa e cria grande instabilidade no planejamento dos investimentos futuros. O ideal é que, dentro dos ganhos da empresa, seja estabelecido um pró-labore para que o repasse de dinheiro aos sócios esteja previsto no fluxo de caixa.

  • OTIMIZAÇÃO COM FERRAMENTAS DIGITAIS 

Os empreendedores modernos ganham energia a ser investida na evolução da empresa quando conta com ferramentas digitais que otimizam a gestão do negócio. Softwares para controle de caixa, agendamento de consultas, prontuários e receitas médicas, gerenciamento de fichas de pacientes ou da equipe interna são alguns exemplos de tecnologias que minimizam erros, centralizam dados e economizam tempo. A atualização das técnicas de gestão é característica obrigatória para empreendedores que buscam estar em dia com as tendências do mercado.

A Ação Contabilidade agora é digital, e está à disposição para gerenciar o controle financeiro, fiscal e contábil da sua empresa com a rapidez e precisão que os recursos tecnológicos oferecem à gestão contemporânea. Nossa equipe tem experiência em consultoria para clínicas de saúde, juntos podemos projetar e avaliar as melhores decisões para o crescimento do seu negócio – sem tanta burocracia e com toda a facilidade do universo digital. Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201