Como selecionar funcionários para contratar - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

28 de novembro de 2016


Como selecionar funcionários para contratar

Processo difícil, mas preciso. Veja aqui 6 passos para facilitar a seleção de funcionários que irão integrar sua equipe.

Preste atenção em cada passo.

1 – Você precisa viver e realmente participar do processo de escolha

As maiores empresas obtém sucesso por vários motivos, um dos principais é selecionar funcionários capazes e que tenham realmente o perfil da empresa. A formação da equipe correta gera produtividade, crescimento, confiabilidade e sucesso. Por isso a escolha dedo a dedo é uma das coisas mais importantes. Fique ligado, porque você precisa estar envolvido dentro processo de seleção, do início ao fim. Claro que você pode deixar outra pessoa responsável pelo recrutamento, mas no final, é a sua palavra, a sua escolhe que deve prevalecer.

2 – Onde essas pessoas estão? Descubra como procurar o perfil certo para cada vaga

Todo mundo se diz qualificado, com experiência, mas a sua experiência é que vai encontrar o profissional exato. Para isso, você precisa saber muito bem o que deseja desse novo funcionário e saber examinar precisamente o perfil de cada candidato. Só assim será possível criar um leque de opções reias de candidatos com perfis ideais para preencher a vaga.
A busca é um processo de garimpo, paciência e olho clinico. Cada pessoa tem uma característica e a sua empresa também, por isso lembre-se sempre do que realmente ela precisa.

3 – Perceba cada detalhe durante as entrevistas

Na entrevista está a chance de você analisar de perto os candidatos e isso é fundamental para encontrar o funcionário que a sua empresa necessita. Observe nele gestos ou sinais que demonstrem a a sua real proposta: te enrolar ou ocupar de verdade aquela vaga e trabalhar dentro dos ideias da empresa. Por que não? Claro que você deve buscar por pessoas agradáveis, elas facilitam o trabalho em equipe e por consequência aumentam a produtividade. Outro ponto importante: teste o poder de reação dos candidatos, veja como cada um responde a situações específicas de crise. Ele é capaz de resolver problemas? Teste! A entrevista é o seu campo de treinamento para separar os homens dos meninos. Essas coisas  lhe darão o poder de enfim achar a pessoa certa.

4 – Esqueça a idade, preocupe-se com a qualidade

O mercado há anos cismou em só buscar por gente nova, mas isso não garante sempre a melhor opção para sua empresa. A única distinção que deve ocorrer é: capacitado para a vaga ou não. com Ao selecionar funcionários, é importante abandonar qualquer preconceito; jovens ou mais velhos, todos têm muito a oferecer. Atenha-se sempre ao que ele pode agregar. O sangue novo traz a proatividade, a experiência traz a calma para resolver situações extremas. Cada um tem o seu espaço, saiba escolher pelo real trabalho a ser oferecido. Sua empresa merece o melhor, não o mais novo ou o mais velho, apenas o melhor.

5 – Troque figurinhas: converse com profissionais que já trabalharam com aquele candidato 

Assim como quando você lê a bula de um remédio, vale também se certificar de quem você está contratando. Entre em contato com antigos chefes, questione seus velhos colegas passados, algumas empresas até verificam as redes sociais. Cave realmente afundo e busque saber por outra pessoas as maiores qualidades e defeitos dentro do ambiente de trabalho. Sabe né? O seguro morreu de velho. Toda informação é pertinente e faz diferença na decisão final.

6 – Vale pedir indicações? Claro! 

Se você confia na opinião de alguém confiará na indicação dela. Isso torna o processo de selecionar funcionários muito mais fácil.  O candidato trabalhou com algum conhecido? Peça a indicação.
Isso é como uma pesquisa de foco, a empresa do seu conhecido já testou aquela pessoa. Vale muito também checar as indicações que o próprio candidato trouxer; não é porque trabalhou nas maiores empresas ou com os melhores profissionais que ela é a pessoa perfeita para a vaga. Mas lembre-se: o seu critério é que deve prevalecer no final. Isso é só uma ajuda dentro do processo seletivo.

Principal dica: 
O modelo da sua empresa é único, então use essas dicas, mas encaixando-as de acordo com as verdadeiras prioridades aplicadas no seu dia a dia.

 

O post Como selecionar funcionários para contratar apareceu primeiro em Ação.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201