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28 de novembro de 2016


Como ter um bom relacionamento com seus sócios

Sociedade é algo que, se encaixar, eleva o patamar de qualquer empresa

Com certeza contar com alguém na hora de começar um negócio é muito melhor, você divide a responsabilidades e não precisa resolver tudo sozinho, então uma sociedade traz muitas vantagens. Mas calma! Tudo depende de uma série de fatores para se criar relacionamento vencedor.  Cada um tem um jeito de cuidar das coisas, planejar, por isso é preciso, inicialmente, encontrar um meio termo entre a sua forma de gerir e do seu sócio. Equilíbrio é chave do sucesso. Mas existem algumas ressalvas que os sócios de uma empresa devem ter para realizar uma liderança conjunta. Seja nosso sócio nesse passo a passo e dicas sobre o universo das sociedades bem-sucedidas.

Passo 1: ambos os sócios devem investir a mesma quantia  

É preciso que cada um realize investimentos do mesmo porte na empresa, ou seja,  criar bom acordo societário, onde nenhum sinta-se mais dono do que o outro. A empresa deve ser maior que o ego ou vaidade. Todos devem assumir riscos financeiros igualmente. A empresa será erguida com forças igualmente divididas.

Passo 2: transparência e confiança

A empresa vai sair de vocês, por isso o primeiro negocio a se conquistar é a transparência. Todas as decisões devem ser tomadas em conjunto e todos os acontecimentos devem estar de acordo com cada um dos sócios. Em reuniões vale cada um, antecipadamente, expor seu ponto de vista para alinhar tudo e evitar conflitos desnecessário que podem prejudicar o negocio.

Passo 3: vamos dividir igualmente o trabalho? 

Quando um sócio tem maior carga de trabalho que o outro, pode gerar problemas. A pior coisa é sensação de sentir que você está levando a empresa nas costas enquanto alguém apenas observa e ainda lucra com o seu esforço, por isso essa parceria deve ser justa.  Qualquer um pode ser proativo, fazer mais do que precisa, mas isso é bem diferente de sacrificar-se em nome do outro. É crucial que todos recebam a mesma divisão de trabalho. A sociedade são duas vigas mestras, ou seja, ambos são indispensável para harmonia e sucesso da empresa.

Passo 4: cada um deve sempre respeitar as responsabilidades uns dos outros 

Estabelecida as funções de cada um,  é hora de respeitar o espaço alheio, não físico, mas a forma de comandar. Claro que vale um sugerir ideias para o outro, mas nada de querer dar a palavra final dentro do setor que não é o seu.  Opiniões são sempre válidas, mas dentro da situação correta.  O respeito desse espaço é uma das principais regras para uma excelente relação com seus sócios.

Passo 5: pode e deve existir ideias conjuntas 

Falamos afundo da importância da divisão de tarefas, mas algumas coisas podem e devem ser feitas conjuntas. Vocês não são concorrentes, são parceiros de negócio e ambos desejam o melhor para a empresa. Então em alguma situações, vale muito juntar pontos de vista distintos. Investimentos, contratações, planos de negócios, por exemplo, são coisas a serem decididas por ambos.

Passo 6:  TALKING A LOT – Conversem o máximo possível para sincronizar ideias

Desenvolvam um diálogo alinhado para evitar situações surpresas; é sempre bom um setor estar em contato com o outro. Ninguém é obrigado a adivinhar o que o outro está falando, por conversas diárias podem ser proveitosas. A comunicação minimiza os erros.

Use essas dicas e potencialize sua sociedade.  Coloque em prática na sua empresa!

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