Comunicação empresarial: por que ela é tão importante? - Açao Contabilidade

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1 de junho de 2020


Comunicação empresarial: por que ela é tão importante?

A comunicação empresarial é o que transforma um conjunto de pessoas com conhecimento técnico em determinada área em uma equipe, com integração entre todas as vertentes, facilitando a elaboração de planejamentos estratégicos, a organização efetiva das operações e, consequentemente, a conquista de resultados cada vez melhores. É atributo de um bom líder assegurar que seus direcionamentos sejam compreendidos clara e objetivamente pela equipe – caso contrário, a execução das atividades será comprometida pelo desalinhamento, resultando em atraso de prazos e desmotivação dos fornecedores e colaboradores.

Se você é empreendedor e precisa aprimorar o entrosamento entre os setores do seu negócio, chegou a hora de entender a real importância da comunicação empresarial:

CREDIBILIDADE CRESCENTE

A comunicação empresarial pode ser dividida em três pilares que, quando executados com eficiência simultânea, elevam a funcionalidade das operações e a credibilidade da empresa, interna e externamente. O primeiro pilar é o da Comunicação Interna, por onde circulam informações administrativas e toda a dinâmica social e interativa da equipe, sendo essencial para manter o clima organizacional saudável. O segundo é a Comunicação Mercadológica, desempenhada através do marketing e da propaganda para aprimorar a imagem do produto comercializado, também construindo pontes entre a empresa e consumidores, clientes em potencial e organizações parceiras. O terceiro pilar é o da Comunicação Institucional, construída pela assessoria de imprensa e pela imagem corporativa, que serve para apresentar uma visão positiva da empresa à mídia, sociedade e colaboradores. É da comunicação institucional que nascem as diretrizes da comunicação empresarial como um todo. Quando todos os aspectos da comunicação empresarial funcionam em harmonia, a eficiência é notada dentro e fora da empresa.

VISÃO CONJUNTA DO NEGÓCIO

O chefe pode ser superior na hierarquia, mas sem a equipe fica difícil de manter as operações em andamento. A boa comunicação empresarial ajuda a engajar a equipe ao propôr uma dinâmica integrada, onde os colaboradores estão a par das atividades e objetivos em andamento, bem como alinhados à missão, visão e valores da empresa. O colaborador não é mais uma peça do maquinário que executa a operação, mas sim sujeito ativo na construção de estratégias e resolução de problemas, pois integra uma visão conjunta do negócio que resulta no aumento do controle sobre a operação, da motivação da equipe e da assertividade das informações em circulação. Independente do cargo ocupado, o ciclo integrado criado pela boa comunicação empresarial une todas as esferas organizacionais em prol do mesmo objetivo.

MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

A comunicação eficiente transmite objetividade, transparência e espírito de cooperação ao meio empresarial. Quando sua voz é escutada e seu posicionamento levado em consideração, os colaboradores sentem-se satisfeitos e muito mais motivados a desempenhar suas atividades com qualidade. A motivação da equipe é benéfica para companhias de qualquer ramo e a comunicação empresarial é uma excelente ferramenta para estimulá-la. Quanto maior o senso de pertencimento, mais positivo o impacto na produtividade, organização, comprometimento e na integração da equipe, reduzindo os conflitos interpessoais. O exercício da comunicação clara, assertiva e rica em informações é um recurso simples com grande poder de minimizar os “mal-entendidos” que minam a saúde do ambiente empresarial.

MELHOR IMPRESSÃO AO PÚBLICO

Quando todos sentem-se pertencentes e ativos, alinhados pelo objetivo comum e munidos de uma comunicação não-conflituosa, é natural que diminuam os problemas e multipliquem as soluções e inovações na execução das operações da empresa. Com colaboradores satisfeitos e aumento da funcionalidade da operação, a qualidade do produto final é crescente e, por consequência, melhora a imagem transmitida pelo negócio. A impressão do público sobre a empresa é fator determinante para o grau de competitividade que a companhia assumirá no mercado.

DICA: COMO IMPLEMENTAR UMA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EFICIENTE?

Não existe um “passo-a-passo” da comunicação empresarial – cada empresa é uma realidade, com objetivos, meios de produção e recursos humanos distintos. Trata-se de um aperfeiçoamento diário, em constante evolução, tendo em vista os inúmeros benefícios que a comunicação de qualidade pode trazer ao seu negócio. O primeiro passo para empreendedores que buscam aprimorar a comunicação empresarial é dar uma boa observada no cenário existente: os emissores (líderes e gestores, incluindo você) e os receptores (colaboradores) estão em harmonia? Os métodos comunicativos dos emissores contribuem para a construção do ciclo integrativo? Você conhece seus receptores e sabe a melhor maneira de dialogar com eles? Quais padrões da cultura corporativa de agora devem ser desconstruídos para dar mais fluidez à dinâmica de trabalho? 

Outra dica envolve tecnologias de comunicação: softwares de gestão de RH são grandes aliados no aprimoramento da comunicação interna das organizações. Por fim, experimente a prática do feedback – o diálogo franco com os colaboradores, buscando compreender se as mensagens transmitidas a eles foram claras ou dúbias, mapeando pontos que exigem melhores informações e mostrando-se disponível a também receber sugestões, estabelecendo um canal de comunicação aberto e multilateral. 

Se ainda considera a comunicação empresarial do seu negócio frágil ou pouco assertiva, entre em contato com a Ação Contabilidade. Temos ampla experiência em consultoria para micro e pequenas empresas, estamos à disposição para lhe ajudar a transformar os problemas de agora no sucesso do futuro.

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