Contabilidade Digital x Contabilidade Online - você sabe a diferença? - Ação Contabilidade

Blog

28 de março de 2022


Contabilidade Digital x Contabilidade Online – você sabe a diferença?

O desempenho das atividades contábeis ganhou novos recursos na era da transformação digital. A tecnologia abriu caminhos para o desenvolvimento de ferramentas que potencializam a produtividade, aumentam a precisão e facilitam a gestão das informações. O resultado é a economia do tempo útil destinado a trabalhos burocráticos e mecânicos que, ao serem desempenhados por inteligências artificiais, liberam espaço e energia para a resolução de questões mais estratégicas. Deixar que softwares e plataformas digitais cuidem das funções automatizáveis é a forma mais inteligente de gerenciar os afazeres de uma contabilidade, entregando mais eficiência aos clientes.

Leia também: Contabilidade digital para empresas de tecnologia – tudo o que você precisa saber

Tantos recursos digitais deram origem a novos conceitos no universo contábil. Se você atua na área, ou é empresário e tem contato próximo com a contabilidade no seu cotidiano, é interessante conhecer os modelos de negócio que vão além do analógico. Você sabe o que diferencia uma Contabilidade Online de uma Contabilidade Digital? Ainda que os termos “online”  e “digital” remetam a ideias parecidas, as práticas são bem distintas. É hora de descobrir!

O QUE É CONTABILIDADE ONLINE

Na busca por agilidade nos processos e economia de tempo e dinheiro, muitos gestores consideram a contratação de uma contabilidade online. De forma geral, a contabilidade online utiliza as facilidades da internet para unificar o armazenamento de documentos na nuvem, e otimizar o contato com clientes via canais virtuais. A organização e a comunicação (internas e externas) ficam mais ágeis, mas algumas questões estratégicas acabam saindo do foco.

Leia também: O que são as obrigações tributárias e como funcionam?

A contabilidade online se baseia no serviço realizado a partir de um sistema tecnológico, que automatiza funções burocráticas pontuais. O sistema costuma ser simples, sem recursos de personalização, contribuindo pouco em termos de valor agregado ou otimização da rotina empresarial (o que justifica os baixos valores de contratação). Em um modelo “self-service”, o cliente preenche informações sobre sua empresa e o sistema da contabilidade online realiza as entregas contábeis, verifica pendências fiscais, gera alguns relatórios e verifica se está tudo correto. Com impacto prático (e não estratégico), a contabilidade online funciona mais como suporte do que como diferencial.

O QUE É CONTABILIDADE DIGITAL

A contabilidade digital parte de outro princípio: utilizar as ferramentas digitais para impulsionar a produtividade e a inovação dentro das empresas. Usa-se da tecnologia para aprimorar todos os serviços prestados pela contabilidade. A automação de processos contribui na desburocratização dos processos contábeis, viabilizando a assinatura de documentos, realização de cálculos e previsões, e o envio de pendências fiscais por vias totalmente virtuais. Softwares de gestão permitem acesso e armazenamento unificados e instantâneos a informações personalizadas sobre os clientes, permitindo uma análise de dados detalhada que embasa planejamentos estratégicos coesos.

Leia também: Erros comuns ao emitir uma nota fiscal eletrônica

Na contabilidade digital, a inteligência artificial se ocupa das atividades burocráticas para que a expertise dos contadores seja canalizada ao crescimento e desenvolvimento dos clientes. Em outras palavras, a tecnologia otimiza a rotina de trabalho para que os profissionais possam se dedicar à contabilidade consultiva – abordagem contábil que prioriza o relacionamento com o cliente. Quando o foco está em compreender os desafios enfrentados e as metas estabelecidas pela empresa, é possível elaborar estratégias e tomadas de decisão mais racionais e assertivas.

CONTABILIDADE DIGITAL x ONLINE – PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Leia também: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da sua empresa?

A contabilidade digital e a contabilidade online são modelos de negócio distintos, que atendem clientes com diferentes prioridades. Como princípio norteador, a contabilidade digital busca melhorar a eficiência e os resultados dos clientes através da tecnologia – o que, por consequência, passa pelo gerenciamento das obrigações contábeis e fiscais. A contabilidade online, por sua vez, foca os esforços na resolução das obrigações legais via canais digitais, operando como uma contabilidade tradicional com recursos virtuais.

Use a tecnologia a favor da gestão da sua empresa! Para cuidar das demandas fiscais, contábeis e financeiras, a Contabilidade Digital é a opção mais moderna e eficiente. A Ação Contabilidade atua no mercado empresarial há mais de 30 anos, com sedes em Joinville e Barra Velha, atendendo empresas dos mais variados portes e ramos. Desde 2021, somos uma Contabilidade Digital e dispomos de aplicativo próprio, para que nossos clientes acessem documentos, relatórios e demais informações na palma da mão. Com respaldo das ferramentas digitais, focamos nossa expertise no desenvolvimento de soluções personalizadas que contribuem para o crescimento de cada cliente. Solicite um orçamento, será um prazer ajudá-lo: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201