Contabilidade para e-commerce - qual a importância - Açao Contabilidade

Blog

7 de fevereiro de 2020


Contabilidade para e-commerce – qual a importância

O e-commerce é uma excelente opção para quem está iniciando, pois proporciona uma série de economias ao empreendedor ao mesmo tempo que segue a tendência crescente de migração para o espaço virtual, acompanhando o movimento do consumidor contemporâneo. É importante lembrar que, mesmo sem o espaço físico, o e-commerce também é uma empresa e, ainda que em moldes diferentes das empresas tradicionais, seu gerenciamento exige uma série de habilidades que em nada se relacionam com a atividade final oferecida pela empresa. O crescimento de um e-commerce pode sobrecarregar e confundir o novo empreendedor, e o auxílio de profissionais experientes na gestão de negócios pode ser de grande valia também para os empreendimentos virtuais. Entenda melhor a importância da contabilidade para garantir uma gestão de sucesso para seu e-commerce:

  • BUROCRACIA E REGULARIZAÇÃO

Mesmo que as atividades aconteçam somente em ambiente virtual, os e-commerces também precisam ser regularizados perante a lei, assim como empresas padrão. Regularizar um empreendimento é um processo complicado, com uma extensa documentação a ser registrada para certificar a atuação legal da empresa. Outra questão complicada que não é exclusiva das empresas físicas são as rotinas fiscais, de recolhimento de tributos, escrituração contábil e outras obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis intrínsecas à abertura de qualquer modalidade de estabelecimento. O contador é o profissional capacitado para auxiliar tanto na regularização quanto na resolução de trâmites burocráticos e, com sua experiência no ramo, garante que todas as exigências legais estejam em dia para não encontrar problemas no futuro. Com o amparo da contabilidade, o empreendedor pode se dedicar ao aprimoramento das técnicas de venda online enquanto terceiriza funções contábeis para uma equipe com experiência no ramo.

  • SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO

A não-conformidade com alguma das exigências legais, ainda que seja só uma interpretação equivocada sobre alguma regulamentação ou imposto, pode ser suficiente para penalidades severas (multas grandes principalmente, no caso do e-commerce). Estar a par de tantos processos, interpretá-los de maneira correta e atender a todas as datas limite é uma tarefa complexa para quem não entende do ramo – especialmente no Brasil, com suas alterações constantes no sistema tributário. O profissional da contabilidade é parceiro mais habilitado para te manter atualizado sobre a legislação e a influência dela no seu modelo de negócio, trazendo tranquilidade para a gestão e permitindo crescimento com segurança e livre de surpresas negativas no futuro.

Assumindo o controle e execução do pagamento de impostos e declarações financeiras, o contador garante a saúde financeira do empreendimento e consegue estabelecer um panorama realista sobre o desenvolvimento do negócio diante do cenário da economia e do mercado específico em que está inserido. A organização das questões contábeis e financeiras dá segurança para planejar os próximos passos e também aumenta a credibilidade da empresa na construção de parcerias.

  • ECONOMIA E AMPLIAÇÃO DE POSSIBILIDADES

Dispor da consultoria especializada do contador te dá a certeza de rastrear todos os lucros e despesas do seu e-commerce. Tendo controle completo sobre todos os gastos da empresa, fica mais fácil planejar estratégias para economizar recursos de caixa. Redução de impostos, alterações na logística ou no armazenamento do estoque são algumas opções para minimizar custos, e realizá-las com o auxílio da contabilidade garante controle do orçamento sem prejudicar a performance operacional. 

Com uma gestão financeira sólida e bem planejada, seu e-commerce ganha confiabilidade diante dos bancos e instituições financeiras, que só prestam serviços a empresas de faturamento seguro. A organização contábil também permite a apresentação de documentos importantes, como declaração de faturamento do último ano ou representação patrimonial e financeira da empresa, exigidos na hora de solicitar crédito às instituições.

  • PLANEJAMENTO E INFORMAÇÃO 

A implementação de ferramentas de organização financeira, como controle de estoque ou fluxo de caixa, fornece informações valiosas sobre a performance que, somadas ao conhecimento em gestão de empresas do contador, possibilitam que você compreenda com clareza os resultados do seu negócio. A organização estratégica dos dados de desempenho levantados para cumprir obrigações legais (como as demonstrações contábeis) possibilitam uma análise detalhada sobre o comportamento do e-commerce – quais fatores constituem meu lucro? Quais despesas podem ser cortadas? Posso otimizar minhas operações para ganhar maior aprovação no mercado?

Com estas informações em mãos, fica mais fácil planejar estrategicamente os próximos passos da sua empresa. A contabilidade pode te indicar, embasada por dados de performance do seu próprio negócio, o melhor momento de buscar crédito, e analisar índices de retorno sobre investimentos ou de rentabilidade em cada setor do seu comércio. Uma boa gestão contábil torna o futuro mais seguro para o lojista.

Se você tem um e-commerce e está precisando de auxílio para organizar as finanças e planejar seus próximos passos com consciência e embasamento, entre em contato com a Ação Contabilidade. Temos ampla experiência em consultoria para novos empreendedores, no comércio físico ou virtual. Será um prazer te ajudar!

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201