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28 de novembro de 2016


É hora de recuperar clientes perdidos!

Acredite, recuperar clientes pode ser um bom negócio!

A insatisfação do seu cliente em algum momento da compra pode ter feito com que o mesmo tivesse se afastado e parasse de consumir seus produtos e serviços. Embora seja desagradável saber disso, é importante a consciência para reverter éster quadros. É hora de recuperar clientes distantes e fidelização-los.  Entenda isso como uma nova oportunidade de fidelizar seu cliente. Veja como:

Saiba os motivos de seu cliente

Se o seu produto ou serviço deixaram o cliente insatisfeito, busque entender os motivos. Procure saber em qual dos momentos de compra ele ficou frustrado ou insatisfeito e aceite a crítica da melhor maneira. Faça uma auto avaliação para entender melhor as próprias forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio. Pense no que pode ser melhorado em sua empresa. Ao descobrir as falhas, e entender as queixas do cliente, vá para o próximo passo.

Tenha um plano traçado

Depois de detectados os motivos de seu cliente, é hora de pensar em como irá reconquista-lo. Como reconquistar um cliente não é tarefa fácil, o melhor a se fazer é ir com cuidado. Não esqueça que, por ter parado de consumir seu produto ou serviço, talvez ele tenha começado a consumir de um concorrente seu.

Inicie uma pesquisa na concorrência, descubra quais são suas forças e fraquezas relacionadas a eles e como pode inverter as situações de desvantagem.

Sem seguida, estabeleça metas e prazos para trazer o cliente de volta. Procure não demorar para iniciar esta reconquista, pois quanto mais tempo se perde, mais seu concorrente pode estar fidelizando o cliente.

Comece a reaproximação

Após descobrir onde é necessário melhorar e qual será o plano de reaproximação, é hora do ataque. Mostre sutilmente que está presente, disponível e que tem a melhor oferta (em preço, qualidade ou prazo).

Faça o contato

É hora de mostrar humildade, reconhecer o erro e mostrar quais melhorias foram feitas após a identificação das falhas. Mostre que ele foi importante.

Deixe a disposição de seu cliente uma recompensa pela frustração. Mostre que quer recuperar o dano e que está interessado em sua opinião.

Fidelize o cliente

Ofereça o que você tem de melhor: exclusividade, promoções especiais, brindes, etc. E mantenha sempre contato.

 

 

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