Empreendedorismo e contabilidade: entenda a importância dessa relação - Açao Contabilidade

Blog

28 de janeiro de 2020


Empreendedorismo e contabilidade: entenda a importância dessa relação

Abrir uma empresa e mantê-la operando de maneira satisfatória requer, além de dedicação e constante aprimoramento das práticas vinculadas ao ramo escolhido para atuação, muito conhecimento específico sobre questões que em nada dizem respeito ao negócio que você escolheu abrir, mas que são consequências intrínsecas à abertura de toda nova empresa. O cuidado com a saúde financeira e contábil desde o início pode ser decisivo para evitar um futuro cheio de multas e irregularidades fiscais.

Para auxiliar na complexa missão de gerir uma empresa, existem as contabilidades: empresas especializadas na gestão de atividades administrativas. A consultoria com profissionais capacitados para administrar oferece ao empreendimento uma maior força econômica, além de fornecer dados e informações que podem ser de extrema relevância para identificar os pontos frágeis do negócio, bem como para rastrear as áreas de maior rentabilidade e direcionar recursos futuros de forma mais certeira. Entenda melhor as razões pelas quais o empreendedorismo e a contabilidade devem sempre caminhar juntos:

  • AUXÍLIO BUROCRÁTICO

Quem pretende empreender no Brasil já deve se preparar para lidar com um mar de burocracias até então desconhecidas. São infindáveis as siglas, datas e questões fiscais que podem gerar multas e até o fechamento das portas se forem negligenciadas. A contabilidade é a parceira certa para manter em dia toda a documentação necessária para deixar a empresa em conformidade com a lei. Além disso, o contador também tem capacitação e experiência para auxiliar na avaliação do patrimônio da empresa, esclarecer questões sobre a legislação trabalhista e sobre a apuração dos impostos. Este profissional é o parceiro que acompanha o empreendedor nas missões de registro na Junta Comercial ou no cartório civil, além de otimizar trâmites em outros órgãos como INSS, Receita Federal ou Prefeitura. É um grande facilitador de processos assustadores para quem está começando.

  • CONHECIMENTO CONTÁBIL, FISCAL E TRIBUTÁRIO ESPECÍFICO

Se a burocracia legal já costuma ser complicada, manter o controle mensal dos aspectos fiscais, contábeis e tributários de um empreendimento pode ser quase impossível para pessoas que não possuem formação específica. O trabalho do contador é de grande valia na produção de relatórios de prestação de contas ao Fisco, balanço, na apuração de impostos, escrituração fiscal, declarações, na atualização sobre incentivos governamentais, entre outras diversas funções. Ele garante que nenhuma taxa, imposto ou contribuição seja atrasado ou esquecido, evitando complicações futuras, e ainda oferece soluções para problemas de precificação inadequada, equívocos em relatórios patrimoniais ou perda de prazos legais.

  • CONTROLE MONETÁRIO

A partir do investimento inicial saído do patrimônio pessoal do(s) sócio(s) e ao longo de toda a trajetória evolutiva da empresa (em aspectos monetários), a contabilidade garante saúde financeira para que seu estabelecimento possa crescer em segurança. Possibilita um melhor controle de capital de giro, faturamento, tributos, conhecimento palpável sobre custos da empresa, retorno do capital investido e giro do estoque, e ainda garante precificação correta de produtos e serviços para que seu empreendimento não seja surpreendido por nenhum imprevisto e caminhe sempre em frente.

  • MELHOR VISÃO SOBRE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Todos os dados e levantamentos cedidos pelo contador possibilitam previsões sobre cenários futuros da empresa, assim a gestão pode ter conclusões sólidas a respeito de rentabilidade sem assumir grandes riscos. Conhecimento esclarecido sobre capital de giro, lucratividade, fluxo de caixa, tributos e encargos é a melhor maneira de não acumular problemas que podem ruir seu negócio. E o contador vai além dos relatórios: está por dentro da visão estratégica e dos valores gerenciais da empresa, busca uma relação de confiança com o empreendedor para que o desejo dos sócios se alie com o conhecimento contábil específico e, juntos, possam construir o destino sonhado para a empresa.

  • ABREM-SE NOVAS POSSIBILIDADES

Além de manter a empresa em conformidade com a lei, evitar multas e penalidades não previstas, elaborar e implementar metas financeiras e possibilitar uma melhor leitura e avaliação do desempenho do negócio, a aliança entre empreendedor e contabilidade abre um caminho de oportunidades para a empresa. Possibilita negócios internacionais, uso de vias lícitas para redução de impostos e ainda garante uma boa imagem diante do mercado, por estar em dia com suas obrigações legais.

Se a sua empresa está precisando do auxílio de uma contabilidade competente e com ampla experiência com empresas em fase inicial de desenvolvimento, entre em contato com a Ação Contabilidade. Será um prazer planejar o sucesso do seu negócio!

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201