Empréstimo empresarial - como escolher a melhor opção - Açao Contabilidade

Blog

20 de maio de 2020


Empréstimo empresarial – como escolher a melhor opção

A pandemia da Covid-19 abriu caminhos para uma crise no setor econômico, com milhares de autônomos e microempreendedores obrigados a encerrar suas atividades profissionais, provisória ou definitivamente, pela necessidade do isolamento social. Diante deste cenário, diversas instituições financeiras do Brasil estão anunciando linhas de crédito emergenciais com condições facilitadas para dar um respiro ao funcionamento dos micro e pequenos negócios, que acumulam contas a cada dia que passa sem previsão de retorno seguro às atividades comerciais. São várias as categorias de linha de crédito (para capital de giro, pagamento de salários, entre outros), cada uma com seus próprios critérios de adesão, taxas de juro e prazos de carência.

Com tantas opções disponíveis, é imprescindível que o empreendedor seja consciente e responsável ao entrar em um financiamento – especialmente em meio à instabilidade global decorrente do coronavírus. Mesmo com condições facilitadas, os empréstimos empresariais podem comprometer ainda mais a saúde financeira do negócio se não forem escolhidos e gerenciados com sabedoria. Confira as dicas a seguir para escolher a melhor opção de linha de crédito para a sua empresa:


PLANEJAMENTO

Antes de contratar qualquer categoria de empréstimo empresarial, é necessário ter um planejamento sólido e estruturado em mente. O primeiro passo é definir com precisão qual a finalidade do empréstimo e qual o valor exato que pretende contratar via crédito. É importante que estas duas questões estejam bem esclarecidas na cabeça do empreendedor para que o crédito financiado não seja empregado de maneira equivocada e acabe se tornando mais uma despesa para a empresa. E quando estiver com o dinheiro em mãos, mantenha-se fiel ao planejamento inicial! Resista à tentação de acelerar planos futuros diante da aparente folga no caixa – lembre-se que o crédito foi solicitado para solucionar um desafio em específico (definido por você mesmo ao planejar o empréstimo), e que negligenciá-lo pode colocar a saúde da empresa em risco.

APROFUNDE-SE NAS SUAS OPÇÕES

Tendo a finalidade e o valor bem definidos, é hora de conhecer a fundo todas as suas opções. Comece filtrando de acordo com a categoria desejada (empréstimo para capital de giro, por exemplo), e então investigue as condições específicas de cada instituição financeira: juros, taxas, prazos, limites, fatores restritivos, entre outros. São essas especificações que lhe guiarão ao encontro da linha de crédito mais adequada às suas necessidades. Esteja atento às variações entre cada banco para balancear as opções.

SIMULAÇÃO FINANCEIRA

Após encontrar a oferta mais ajustada ao que sua empresa precisa, é interessante realizar uma simulação do valor total a ser investido no financiamento do crédito para evitar surpresas no futuro. A dica é utilizar o CET (Custo Efetivo Total) para comparar linhas de crédito, visto que as parcelas são acrescidas não somente de juros, mas também de taxas administrativas que variam de tamanho em cada banco. Essa simulação lhe mostrará, em termos reais, se o empréstimo é (ou não) um investimento viável para sua empresa no momento. Aceitar parcelas maiores que o orçamento previsto é um alto risco que nem todas as empresas estão prontas para assumir.

RECONSIDERE O MOTIVO DO EMPRÉSTIMO

Ao chegar nesta etapa do processo, com o objetivo e o valor definidos, ciente da melhor opção de crédito para sua empresa e com números que cabem no orçamento do negócio, é saudável reconsiderar: este empréstimo é mesmo necessário? O dinheiro possibilitado pela linha de crédito poderá, efetivamente, resolver o objetivo definido? Existem outros percalços, administrativos ou de operação, capazes de barrar a resolução da problemática em questão? Dinheiro não salva tudo em uma empresa, e é importante ter um diagnóstico realista do problema que se busca combater antes de tentar resolvê-lo com empréstimos.

ANTES DE BATER O MARTELO, REVISÃO!

Quando estiver convencido de que o crédito lhe dará o impulso necessário para avançar na trajetória empresarial, não se esqueça de revisar atentamente todos os pontos primordiais na contratação de um empréstimo. Antes de assinar o contrato, verifique o valor (solicitado por você para cobrir a necessidade da sua empresa), o Custo Efetivo Total (CET – valor solicitado + juros e taxas), as parcelas (valor mensal a ser cobrado e duração da cobrança) e questões de segurança, como garantias contratuais e a credibilidade da instituição financeira.

Se está precisando de auxílio profissional na gestão financeira do seu negócio em meio à crise, entre em contato com a Ação Contabilidade! Temos ampla experiência em consultoria para micro e pequenas empresas, estamos à disposição para vencer este desafio com você.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201