A boa gestão de custos: esteja na frente da concorrência!
Tornar uma empresa mais sólida e competitiva passa pela missão de uma melhor gestão de custos e mensuração de resultados. Esse é o desejo de todo empresário, mas a realidade muitas vezes é bem distante. Detectar quando o negócio vai mal, quebrar paradigmas e ter atributos técnicos para lidar com uma nova gestão financeira exige esforços. O primeiro passo é centralizar as decisões em ferramentas de gerenciamento.
Quais são os objetivos da gestão de custos?
A formação do preço de venda está diretamente atrelada aos custos e despesas. O conhecimento e domínio destas duas variáveis são fundamentais para uma gestão eficaz e eficiente. Diante disso, os principais objetivos da gestão de custos são:
- fornecer informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa;
- auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações;
- fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões.
Analise periodicamente os Custos e Despesas
Na ânsia de reduzir os gastos, é comum que as empresas comecem a fazer cortes sem critério e, nesse processo, acabam eliminando recursos importantes para o negócio. Para que essa situação seja evitada, é preciso realizar reuniões (pelo menos uma vez ao mês) entre a administração e o financeiro da empresa. Uma dica simples é manter um histórico com todas saídas. Assim, é possível identificar mais facilmente gastos supérfluos, que não impactam na produtividade e na qualidade do serviço.
Controlando e analisando, sua empresa só tem a ganhar
Se a sua empresa investir em gestão de custos eficaz, provavelmente gastará menos e lucrará mais. Com os dados obtidos durante esse levantamento rotineiro, é possível conseguir informações valiosas que influenciarão diretamente na tomada de decisões. Não importa o valor, vale registrar tudo o que entra e sai da empresa. Assim, fica mais fácil atingir o crescimento almejado.
Realize a gestão de custos ideal
Para uma gestão empresarial completa, você precisa ter as ferramentas certas, como um software de gestão, onde os valores são lançados diretamente em suas próprias contas, gerando os relatórios necessários para conhecer o resultado da empresa. Fazendo os lançamentos de entrada e de saída de valores, conferindo os valores de contas a pagar e receber e conhecendo o fluxo de caixa de sua empresa você terá meios de tomar decisões acertadas com relação aos rumos que pretende dar ao seu negócio.
Em cima dos relatórios, você também pode criar um planejamento estratégico para a empresa, sabendo onde e quando pode investir para aumentar a produtividade, onde deve aplicar novas tecnologias e como precisa agir para suplantar a concorrência.
Outras dicas:
Como manter o controle do capital de giro?
Quais os principais impostos que uma pequena empresa paga?
Como reduzir os custos de sua empresa?
O post Gestão de custos: um bom controle financeiro da empresa apareceu primeiro em Ação.