Comprar uma empresa no vermelho não parece um bom negócio. Por;em não foi assim que pensou Gustavo Freitas ao adquirir uma ótica com prejuízo mensal de 10 mil reais. Ele descartou aquele primeiro pensamento de analisar apenas o lucro financeiro e focou na melhoria da gestão.
Ao viajar para o interior de São Paulo, o empresário do ramo das franquias decidiu comprar a empresa que se tornaria o “Mercadão dos Óculos”. Atualmente, são 150 lojas franquiadas por todo país, que ao todo somam um lucro anual de R$50 milhões de reais.
Uma nova gestão de negócios pode salvar uma empresa no vermelho?
Freitas teve um olhar empreendedor sobre a pequena ótica do interior: ótimo produto para a classe C e D, porém com gestão defasada. Foi então que desenvolveu todo o potencial que tinha em mãos. Mudou a arquitetura da loja, treinou equipe capacitada para vendas, investiu em mídias sociais e forma diferenciada de comercialização de produtos.
“Nosso maior foco estava em sair do tradicional e ir para algo contemporâneo, mas mantendo nosso DNA. Desde o início do negócio focamos nos públicos mais populares, e hoje comprovamos que nosso negócio só se fortalece porque as classes C e D são cada vez mais poderosas”, relata Gustavo.
Apesar de ter adquirido a primeira loja em 2012, foi só em 2014 que desenvolveu a rede de franquia. Com uma grande variedade de produtos com preços acessíveis, a empresa pretende dobrar o faturamento deste ano. Seu maior diferencial na divulgação é a parceria com celebridades.
Quer receber conteúdo exclusivo para ajudar você nos negócios? Assine aqui na lateral nosso blog!
O post Gestão de negócios: empresa sai do vermelho e fatura R$50mi apareceu primeiro em Ação.