Liderança de empresas: os 7 maiores mitos - Ação Contabilidade

Blog

28 de novembro de 2016


Liderança de empresas: os 7 maiores mitos

O que de fato é mentira no mundo da liderança. Conheça os 7 maiores sobre liderança empresarial

Motivar a equipe e criar um bom relacionamento com uma liderança equilibrada segura as pessoas talentosas, além de criar uma equipe produtiva.
Você sabe os 7 mitos sobre a liderança empresarial? Vamos juntos descobrir para não cair em pegadinhas dentro de um processo fundamental dentro das empresas.

  • Toda liderança se cria dentro da personalidade de cada um
    Você já ouviu “Fulano, tem perfil para liderança”. Uns tendem a já terem em si um forte para exercer, liderar, comandar, mas para colocar em prática é preciso muito mais do que apenas ter o talento. Por isso, qualquer um, se se dedicar consegue se tornar um líder. A boa liderança é fruto de muito estudo, trabalho duro, observação, paciência e desenvolvimento. Ser um líder só depende de cada um. Ninguém é um escolhido.
    O esforço cria o líder.
  • Ser líder é ser sempre são um chefe
    Não é bem assim. Quem é um bom chefe, praticamente sempre é um bom líder, porém você já pensou que: um bom líder nem sempre é o chefe?
    O chefe tem a função de destinar e monitorar hierarquias. Já um líder necessita desenvolver um ótimo relacionamento com seus empregados, deve saber extrair o melhor de cada um e lidar com as situações que o dia a dia apresenta sem desanimar sua equipe quando erros acontecerem.
  • Pessoas quietas, introvertidas não desenvolvem liderança
    Um dos maiores mitos! Aqui temos o famoso ”Não julgue um livro pela capa”. Já ouviu esse nome? Bill Gates. Esse cara ”desconhecido” é um dos maiores líderes e empresários do mundo, e sempre, desde que começou a trabalhar na construção do seu império, foi uma pessoa introvertida.
    Ele mesmo diz: ”Pessoas introvertidas têm a capacidade de ouvir e de serem pacientes quanto a reclamações”. Tudo depende do que você sabe, do jeito que lida com as pessoas e com as situações. Como já falamos antes: líderes não nascem, são criados.

Os grandes líderes, não fogem das adversidades, matam no peito e distribuem responsabilidades para junto com sua equipe, vencer. Liderança empresarial requer capacidade de saber gerir problemas e tomar decisões rápidas. A resolução conflitos está embutida no know how de uma líder.

  • Livros e muita leitura me transformam num líder 
    Com certeza ler e estudar jamais te deixará para trás na busca em ser um líder, conhecimento nunca é demais. Mas apenas boas leituras não trazem a liderança, porque conhecimento só importante se você realmente fizer algo com ele.  Mas a prática é essencial para aprimorar e ser, de fato, um bom líder.
  • Homens são mais capazes e melhores líderes do que qualquer mulheres
    Um completo absurdo. Um mito criado por homens inseguros em seus cargos e carreiras.  A liderança vem 100% do estudo,  da prática, do tesão pela profissão, do trabalho duro. Qualquer pessoa, homem ou mulher, pode ser um exímio líder,  o gênero nada tem a ver com a sua qualidade de liderança. Quem busca, consegue.
  • Está proibido ter dois líderes na mesma empresa
    Mito! Líderes que consegue co-existir e trabalhar juntos dão um up em qualquer empresa/equipe.  O trabalho fica ainda mais fácil e eficiente porque cada atividade pode ser dividida. A equipe também sente-se mais amparada e protegida.

Não dê voz ao mitos. Como está a sua empresa em relação a liderança?  Reveja seus hábitos de liderança e sinta a diferença no dia a dia da empresa.

O post Liderança de empresas: os 7 maiores mitos apareceu primeiro em Ação.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201