Liderança de equipe: 7 passos infalíveis. - Ação Contabilidade

Blog

25 de outubro de 2016


Liderança de equipe: 7 passos infalíveis.

 Liderança de equipe: ou você sabe ou não sabe

Impor respeito ou conquistar? Saiba como a liderança em equipe pode ajudar você.

Vamos começar a caminhada?

Passo 1: ser justo, verdadeiro e transparente com todos da equipe

Para iniciar sua liderança será preciso conquistar a confiança de cada um. Não invente personagens para viver o seu cargo, o falso bonzinho ou ditador sem amigos não tem chance no mundo dos líderes. O que se espera é que o líder seja sempre justo, prezando pela coisa correta, honesto visando a ética no trabalho e a transparência para realmente mostrar quais são sua ideias e ideias para a equipe.

Passo 2: na sua equipe pode estar seu sucessor

Nunca sinta-se superior a ninguém e esteja sempre aberto para o aprendizado. Seus funcionários não precisam apenas ser seus subordinados, cada um tem seu valor e sabedoria para contribuir para a evolução da empresa. Todo funcionário que realmente se encontra dentro da empresa faz seu trabalho muito além do esperado. A sua liderança de equipe poderá inspirar os demais. Ensine, aprenda, repita.

Passo 3. Sem puxa sacos, sem filhinhos do papai

Jamais crie laços de favoritismo, veja sua equipe como seu maior patrimônio.
Quando você escolhe alguém como seu ”queridinho”, outros se sentem menos importantes.
E isso não é coisa do mundo empresarial, é do ser humano, todos realmente tem sentimentos, então tenha o jogo de cintura necessário para agradar a todos da melhor maneira: não elegendo nenhum favorito. Quem quiser atenção que se destaque, busque por conta ser o melhor na sua área. Motivar a sua equipe para, no final, promover ou beneficiar aqueles com quem possui maior afinidade pessoal não adianta. É necessário que todos sintam-se igualmente valorizado.

pexels-photo-164666

Passo 4: surpreenda sua equipe 

Mais um diferencial de um líder é o poder saber a hora de estar em contato com sua equipe.
Você não precisa monitorar cada ação ou decisão, o mais importante é se fazer presente nas horas mais importantes. Vale muito tirar um tempo para avaliar e validar o desempenho de cada um.
A equipe não pode sentir que o líder aparece apenas quando lhe é conveniente, deve sentir que a qualquer hora para qualquer situação, você, de alguma forma, estará presente.  É preciso que a equipe seja ouvida e motivada com frequência. Assim como é necessário que o líder esteja presente para resolver problemas e erros diários.

Passo 5: você não está sozinho, confie mais

Delegar funções e saber que se você criou uma equipe, você pode confiar nela, é um dos mindsets que um líder dever ter. Não é preciso resolver tudo sozinho, as pessoas ao seu redor têm capacidade para lhe ajudar. Uma das dificuldades muita gente é deixar que tarefas delegadas sejam executadas com autonomia. But trust!

Passo 6: não rotule ninguém 

Toda vez que você cria estereótipos isso impacta diretamente na sua equipe, sejam positivos ou negativos. ”Preguiçoso, burro, competente, incompetente, rápido, eficaz, lerdo”, tudo isso são rótulos que modificam completamente o ambiente de qualquer empresa. Tudo isso pode criar comodismo ou limitando o crescimento individual e coletivo. Elogios são bem-vindos, criticas também, mas saiba a diferença entre rótulos.

Passo 7: um líder vale mais do que qualquer regra imposta

Ao se tornar um líder virá junto o respeito e a vontade se tornar alguém igual a você. Você pode inspirar sua equipe, criar futuros lideres que terão tido você como mentor.  A qualidade de trabalho também será muito maior se você for um líder respeitado, ao invés de temido. Se a sua equipe tiver medo de você, não vão conseguir ter vontade de inovar, criar e fazer a sua empresa crescer, pois estarão ocupados demais com medo de fazer coisas que te aborreçam.

Os 7 passos: inspire-se, respire e não pire.

O post Liderança de equipe: 7 passos infalíveis. apareceu primeiro em Ação.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201