A saúde financeira da sua empresa depende de um bom controle do seu capital de giro!
Mas o que é e para que serve?
O capital de giro é a verba destinada para manter rodando a parte operacional da empresa. É a diferença entre o que você deve e o que você tem em caixa. Faz parte da reserva de verba de transições rápidas, para gastos com produção, compra de pequenos materiais, prestação de serviços e todo o dia a dia da empresa. Este dinheiro pode estar no caixa ou nas contas a receber.
É importante salientar que o capital de giro de uma empresa não é seu capital de fixo. O capital fixo é o investimento para manter tudo que há de necessário dentro da mesma funcionando. É com o capital fixo que o empresário paga os funcionários, aluguel, e faz grandes compras de materiais.
É possível prevenir a insuficiência de capital de giro?
Mantenha seu controle de custos sempre organizado, sem dívidas a longo prazo, controlando a inadimplência e calculando corretamente o fluxo de caixa. Se poss[ivel, tente controlar também o que pode ser economizado dentro da empresa.
Como faço para calcular meu capital de giro?
Basta colocar em uma planilha todos os recursos financeiros de sua empresa: dívidas, contas a pagar, a receber, fluxo de caixa, gastos, recebimentos. Isto fará com que você consiga visualizar melhor onde estão as falhas e desperdícios.
Há uma fórmula simples para calcular: CGL = AC – PC. Em que “AC ” significa a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Em resumo: controle todos os momentos de sua empresa, as entradas, saídas, compras, vendas, controle de caixa, etc.
Assim você evita surpresas e pode avaliar investimentos novos e futuros!
O post Mantenha o controle do seu capital de giro! apareceu primeiro em Ação.