O século 21 trouxe novos paradigmas para a vida em sociedade, especialmente no que diz respeito à transformação digital. Ferramentas de automação, inteligência artificial e tantas outras tecnologias evoluem a cada dia e possibilitam soluções disruptivas e inovadoras para questões econômicas e humanitárias. Em contrapartida, tais mudanças organizacionais ocorrem em velocidade vertiginosa, o que alimenta uma feroz cobrança por táticas flexíveis (mas assertivas) que proporcionem uma adaptação sagaz e criativa. Este é o ritmo do mundo de hoje e quem não se adaptar será deixado para trás, especialmente no âmbito empresarial.
O cenário instantâneo e mutável da realidade atual é descrito por especialistas como Mundo VUCA – expressão deslocada do ambiente militar norteamericano que agora se associa ao “novo normal” do mundo corporativo em sua ampla variedade de setores. Empreendedores, gestores e investidores devem se familiarizar com este conceito para apostar em planejamentos estratégicos alinhados às novas expectativas e exigências do mercado de agora.
O QUE É MUNDO VUCA
VUCA é uma sigla em inglês: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade), Ambiguity (ambiguidade). A expressão surgiu entre as forças armadas estadunidenses no final da Guerra Fria, especialmente após o atentado de 11 de setembro, quando um cenário imprevisível e hostil extrapolou o contexto de guerra e se estabeleceu como normalidade. O conceito VUCA norteava o exército a elaborar planos de contingência para múltiplas situações, dada a percepção de que a estratégia adotada hoje já poderia estar obsoleta amanhã e assim expor toda a nação a grandes riscos.
Por volta de 2010, a expressão foi trazida para o universo empresarial a fim de registrar a imprevisibilidade desafiadora que tomou conta das relações de negócios com a crescente aceleração da inovação. Como num cenário de guerra, os empresários de hoje devem sempre contar com o fator da incerteza.
CARACTERÍSTICAS DO ATUAL CENÁRIO
O conceito VUCA pode ser identificado em várias características do atual cenário corporativo:
- A volatilidade se expressa na rapidez com que o mercado vem se transformando. O consumidor já não busca só um produto, e sim uma experiência; as plataformas digitais evoluem e mudam de dinâmica todos os dias. Cria-se uma realidade movediça que hoje é de um jeito, amanhã é de outro – o que dificulta a tarefa de planejar produtos e serviços que não percam a atratividade a curto prazo.
- A incerteza deriva da volatilidade, botando à prova todo esforço de estratégia e planejamento elaborado pelas empresas. Os riscos são calculados com base na realidade de hoje, que pode ser totalmente diferente amanhã. Mudanças aceleradas dificultam o uso de experiências passadas como parâmetro para decisões do futuro, mergulhando as empresas em um cenário imprevisível.
- A complexidade está na multifatoriedade das decisões em um mundo globalizado. O econômico, o político, o cultural e o social estão cada dia mais entrelaçados pelos novos hábitos de consumo, o que exige dos gestores análises cada vez mais sistêmicas. São centenas de fatores internos e externos que, ainda que fujam do controle do gestor em alguns casos, têm poder para prejudicar a empresa.
- A ambiguidade é o produto final de um caldeirão volátil, incerto e complexo. É arriscado confiar no que parece certo ou errado – existem muitas respostas para uma mesma questão, o desafio está em encontrar a melhor solução para a circunstância que envolve a sua empresa e o seu público. Más interpretações e falsas respostas são consequência da multiplicidade de sentidos do mundo globalizado.
COMO PREPARAR SUA EMPRESA
Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade certamente não representam o cenário ideal para nenhum empresário, mas é necessário compreender as nuances da atual realidade corporativa para adaptar e proteger seu empreendimento. Diante de um contexto VUCA, flexibilidade, agilidade e desejo de inovação são atributos valiosos.
Gestores devem se habituar a trabalhar com diversos cenários, incluindo no planejamento a análise de hipóteses multifatoriais para evitar surpresas indesejadas. Também devem se manter por dentro das tendências de consumo que, apesar de mutáveis, podem indicar a direção que o mercado está tomando e ajudar na antecipação de imprevistos. O desenvolvimento de novas competências deve ser constante, por parte do gestor e de toda a equipe, para que ajustes rápidos sejam possíveis e a empresa não caia em uma previsibilidade incompatível com o Mundo VUCA.
Evidentemente, são adaptações complexas que demandam tempo e energia da dinâmica organizacional. Investir em um ambiente colaborativo, com equipe bem alinhada e clareza no compartilhamento de informações ajuda a reduzir a burocracia e a otimizar o fluxo de trabalho. Objetivos empresariais bem delineados também são essenciais para nortear a equipe no desenvolvimento de uma ação integrada.
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