Nômades digitais - um novo modelo de empreender - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

15 de julho de 2021


Nômades digitais – um novo modelo de empreender

A popularização da internet transformou as dinâmicas sociais e econômicas. Existe uma série de profissões emergindo das novas urgências da atualidade, onde tudo migra para o universo digital. Não somente novas profissões, como novas formas de empreender – com oportunidades bem atrativas para quem não se enquadra em empregos tradicionais e busca o constante movimento.

De um mundo cada vez mais conectado, nascem os nômades digitais: profissionais que exploram a flexibilidade de seus empreendimentos para fazer do mundo um grande escritório. Parece lindo na teoria, mas como isso funciona na prática? Quais áreas de atuação são possíveis para um nômade digital? Existe espaço no mercado de trabalho para profissionais tão livres? Entenda um pouco mais sobre a revolução dos nômades digitais a seguir:

O QUE CARACTERIZA UM NÔMADE DIGITAL

Pode ser chamado de nômade digital qualquer profissional que não precisa estar presente em um lugar específico para desempenhar suas funções. Com a possibilidade de dinamizar a rotina profissional, o nômade digital opta por trabalhar viajando. Ganhar dinheiro através da internet e viajar sem interromper as atividades profissionais são os dois pilares centrais do nomadismo digital.

ONDE VIVE UM NÔMADE DIGITAL

O grande atrativo de se tornar um nômade digital é a oportunidade de viver (e trabalhar) onde quiser. Na praia, na montanha, numa comunidade ribeirinha; em diferentes cantos do país ou, por que não, fora do Brasil? Muitos optam por passar temporadas nos destinos que oferecem condições favoráveis, como baixo custo de vida e boa infraestrutura. A única exigência inegociável para um nômade digital é uma boa conexão com a internet.

COM O QUE TRABALHA UM NÔMADE DIGITAL

Não existe profissão específica para se tornar nômade digital. É um estilo de vida possível para qualquer profissional que cumpra suas funções através de canais virtuais. Programadores, jornalistas, designers, redatores e freelancers são exemplos clássicos de profissionais que trabalham em moldes propícios ao nomadismo digital. Mas não só – com a popularização do home office e das videoconferências, hoje vemos muitos nômades digitais engenheiros, arquitetos, psicólogos, advogados, entre outros.

Entretanto, sair em busca de uma vaga de emprego flexível não é a única opção. Existe, também, a perspectiva do empreendedorismo digital: iniciar uma atividade remunerada na internet. Nas plataformas de texto, foto ou vídeo, os nômades digitais empreendedores apostam em atividades de produção de conteúdo ou consultorias nas suas áreas prévias de atuação. A comercialização se dá através de lojas virtuais, links patrocinados, blogs, entre outros. Como em qualquer modelo de negócio, o retorno financeiro chega aos nômades digitais com muita disciplina e dedicação – esqueça a ideia de que a internet gera dinheiro rápido e fácil.

VANTAGENS E DIFICULDADES DE SER UM NÔMADE DIGITAL

Tornar-se um nômade digital, seja empreendedor ou empregado, tem suas dores e suas delícias. As vantagens são muitas, e inspiram uma comunidade cada vez maior de profissionais a repensar a relação com o trabalho. O destaque vai para realocar mais tempo às atividades de lazer e às pessoas queridas; parar de trabalhar sonhando com o fim de semana ou com as férias coletivas. Criar um ambiente de trabalho sempre diferente, em contato com novos lugares, novas pessoas e novas culturas. Aprender a viver com menos e sentir-se um cidadão do mundo.

Na contrapartida, muita disciplina se faz necessária para não negligenciar as atividades profissionais em meio ao “clima de turismo”. A imprevisibilidade do mercado também pode pegar os nômades digitais de surpresa, reduzindo a entrada de renda sem aviso prévio. Sabendo disso, é essencial desenvolver uma boa organização financeira para ter segurança nos momentos de oscilação. Nômades digitais também não contam com feriados ou respaldo em caso de doença, e precisam estar sempre preparados para despedidas.

Você sente o desejo de se aventurar no mundo do empreendedorismo mas não sabe por onde iniciar? Não se preocupe, você não precisa cuidar de tudo sozinho. A Ação Contabilidade atua há 30 anos no mercado empresarial e tem ampla experiência de assessoria a empresas iniciais, de pequeno e médio porte. Comece seu negócio com o pé direito, mantendo-se em dia com a gestão fiscal, contábil e financeira. Agora somos uma contabilidade digital, para te acompanhar em qualquer lugar do mundo com atendimento personalizado na palma da mão: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/solucoes-empresariais/

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201