Veja como acabar com a de maneiras simples, rápidas e eficazes.
Vários são os motivos pelos quais seus clientes podem levar a inadimplência de seus clientes. Eles podem simplesmente esquecerem de pagar ou serem surpreendidos por problemas inesperados. Para garantir seu pagamento, veja algumas dicas:
Seja transparente e sincero
Deixe bem claras todas as condições de pagamento. quais as diferenças entre preço a vista e parcelado, formas de pagamento, juros por atrasos, etc.É importante que o cliente não tenha dúvidas em quanto ele terá de pagar, para poder se planejar. As surpresas na hora do pagamento podem fazer com que ele acabe se frustrando e não conseguindo fazer o pagamento dentro do prazo.
Fique de olho nas sazonalidades
Em algumas épocas do ano ocorrem os maiores índices de inadimplência. Nestes per[iodos evite fornecer crédito facilitado. Saber o histórico de compras do cliente também pode ajudar a dar ou não facilidades a ele.
Pagamento facilitado
Mesmo oferecendo diversas formas de pagamento, priorize os boletos e cartões. Embora você pague uma pequena taxa por esse tipo de serviço, a operadora dará a garantia de que o pagamento seja feito.
Lembre seu cliente do dia do pagamento
De uma forma delicada, seja gentil sem ser invasivo. Para evitar que seu cliente esqueça do pagamento, utilize formas como carta, email marketing ou mensagens via SMS dias antes do vencimento, lembrando-o do mesmo. Ninguém gosta de ser cobrado, então procure ser educado.
Ofereça bonificações
Você pode oferecer a participação em sorteios, descontos especiais ou premiações para clientes que fizerem pagamento adiantado. Este tipo de ação pode incentivar outros clientes a buscarem pagamentos antecipados para obterem as vantagens. A eficácia deste tipo de ação está na hora do cliente escolher qual das contas irá pagar.
Prevenir a inadimplência sempre será melhor que remediá-la.
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