O ano de 2021 foi intenso no mundo dos negócios. O severo impacto da crise sanitária sobre a economia brasileira fez muitos empreendimentos fecharem as portas ou readequarem a operação. Ao mesmo tempo, os novos hábitos culturais trazidos pela pandemia também aqueceram alguns mercados específicos, especialmente na área da tecnologia. Presenciamos o delivery e o EAD crescendo vertiginosamente, junto a um “boom” de novas soluções digitais que otimizam o cotidiano. Em contextos positivos ou negativos, o que não dá para negar é que 2021 foi – assim como 2020 – mais um ano de reinvenção.
O ano se encerra com um panorama mais otimista pela frente. A vacinação em massa estabilizou a crise sanitária no Brasil e deu início ao movimento de retomada econômica. O grande desafio do empreendedor contemporâneo é gerir a saúde do negócio em meio à instabilidade, surfando nos altos e baixos! Momentos de transformação trazem dificuldades de ordem prática mas também convidam a reavaliar prioridades, métodos e propósitos. O bom gestor está sempre buscando aprimorar o negócio através dos percalços no caminho.
Leia também: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da sua empresa?
Com 2022 batendo na porta, é hora de pensar: o que pode garantir o destaque da sua empresa entre a concorrência, no ano que se aproxima? Confira, a seguir, algumas posturas de gestão alinhadas às tendências do mercado, que têm consistência para fazer seu negócio brilhar em 2022:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LEVADO A SÉRIO
Ao fim de cada ano, é interessante que o empreendedor faça um balanço geral sobre o que funcionou, o que não funcionou e o que pode funcionar melhor na empresa. A partir da experiência colhida no ano anterior, é possível delinear um plano de ação assertivo e atualizado aos novos objetivos empresariais. Empresas que operam “no automático” ano após ano, sem reconsiderar estratégias e objetivos, esbarram nos mesmos erros e dificultam o próprio crescimento.
Um planejamento estratégico bem executado ajuda a identificar problemas, reduzir prejuízos, prevenir ameaças, definir metas mais precisas e calibrar a operação. Simboliza um compromisso com o status que a empresa almeja para o futuro, mas começa a construir no presente. Com decisões mais seguras, recursos otimizados e alinhamento da equipe, o planejamento estratégico gera a estabilidade interna necessária para a empresa crescer e aparecer!
Leia também: Entenda a importância da reserva financeira para seu negócio
VISÃO MACRO NO MUNDO EMPRESARIAL
Já faz algum tempo que o consumo não diz mais respeito só ao produto. Consumidores escolhem marcas por identificação com os valores defendidos e pela experiência oferecida. Um bom produto ou serviço é necessário, mas sozinho não sustenta o sucesso da empresa. Cada vez mais o público espera por posicionamentos, processos de produção conscientes, comunicações inclusivas e libertadoras. Hoje, as empresas precisam se situar como parte integrante da sociedade, com grande impacto socioambiental e com o dever de deixar um legado positivo.
Negócios que buscam destaque em 2022 devem se alinhar à tendência ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiente, Social e Governança). São os três eixos da sustentabilidade empresarial, que norteiam uma operação responsável e consciente. Empresas preocupadas em alinhar suas práticas ao ESG são as mais atrativas para investidores no mercado atual.
ATUALIZAÇÃO DE MÉTODOS
É 2022 que está batendo na porta! Olhe ao seu redor e reconheça a atualidade: vivemos em um tempo digital, conectado, tecnológico, integrado, automatizado. O empreendedor que quer expandir e evoluir nos negócios não pode se prender à mentalidade de um mundo analógico. As soluções digitais são as melhores amigas das empresas modernas, que entendem as necessidades do consumidor contemporâneo.
As tecnologias empresariais facilitam processos tanto internos quanto externos. Internamente, os softwares de gestão integrada reúnem dados de grande importância estratégica. As tecnologias de comunicação facilitam experiências com a jornada híbrida de trabalho, que está em alta e vêm otimizando a produtividade e o orçamento das organizações. Em relação aos clientes, a maioria das empresas hoje usa recursos virtuais para cuidar do atendimento, logística, pagamentos e divulgação da marca.
Leia também: Como inovar e crescer seu negócio?
APOSTAR EM INOVAÇÃO
As soluções digitais já são quase requisito na operação das empresas atuais. Mas empreendedores que desejam apostar nas tendências para se destacar no mercado devem investir em inovação! Quanto mais “fora da caixa” forem os serviços e ações da empresa, maior o potencial de impressionar e engajar clientes, investidores e a mídia. O segredo é pensar nas estratégias de inovação disponíveis hoje e de que forma elas podem permanecer úteis e atualizadas no amanhã. A “fintechização” das empresas, por exemplo, é uma tendência altamente competitiva que já é amplamente aplicada fora do ramo financeiro. Produtos e serviços totalmente digitais, práticos e intuitivos desafiam o mercado tradicional e são cada vez mais aclamados pelo público – considere se seu modelo de negócio pode seguir os passos dessa tendência.
Manter o negócio competitivo em meio às variações do mercado é uma tarefa constante para o empreendedor. Conte com o auxílio de quem atua há 30 anos no mercado empresarial com excelência! A Ação Contabilidade desenvolve soluções contábeis, fiscais, societárias e de recursos humanos, além de consultorias estratégicas para negócios de todos os portes e segmentos. Somos uma contabilidade digital e dispomos de aplicativo próprio, para oferecer um atendimento cada vez mais rápido e personalizado. Solicite um orçamento, juntos podemos fazer sua empresa ir além: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/