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4 de fevereiro de 2021


Pensando em abrir uma empresa? Conheça as tendências de mercado para 2021

O mundo foi transformado pela Covid-19 e seus desdobramentos emergenciais, e agora empreendedores de todos os ramos se deparam com novos valores e comportamentos de consumo por parte do público. A consequência direta de tal mudança no perfil do consumidor é a reformulação das estratégias empresariais, que passam a ser norteadas por novas prioridades. Em meio à instabilidade deixada pela pandemia ao longo de 2020, é sensato considerar que as tendências de mercado que se destacam para 2021 também serão permeadas pelos hábitos e protocolos que configuram o “novo normal”.

O Brasil já despontava entre os países que mais abrem negócios no mundo e em 2019 já contava com mais de 53 milhões de brasileiros envolvidos com alguma atividade empreendedora (38,7% da população adulta do país, de acordo com dados do Sebrae). A fragilização dos acordos trabalhistas e o cenário de recessão econômica deixados pela pandemia são fatores que devem fomentar ainda mais o empreendedorismo em território nacional. Se você planeja exercitar sua capacidade empreendedora no ano que inicia, fique por dentro das tendências de mercado previstas para 2021:

Serviços de TI

O ramo da Tecnologia da Informação usa do conhecimento específico em software, hardware, bancos de dados e redes para gerenciar e otimizar o acesso de informações na área da informática – ou seja, é o segmento empresarial que facilita a experiência com canais digitais, em nível pessoal ou empresarial. Em tempos de distanciamento social e de interações cada vez mais mediadas pela internet, tente mensurar o tamanho da importância dessa expertise no mercado! Tecnologias de cloud computing e de segurança da informação ofereceram assistência essencial às tantas empresas que migraram para o home office em 2020. Os serviços de TI, que já estão em alta há anos, certamente permanecem entre as tendências de mercado em 2021. 

Infoprodutos

Com a suspensão da dinâmica presencial em escolas, universidades e empresas, é seguro dizer que o vídeo se tornou a nova comunicação padrão em 2020 e sua relevância não tende a diminuir no pós-pandemia. A necessidade de isolamento abriu as portas para a implementação de videoaulas e cursos online nos mais variados setores, transformando a relação do público com as novas tecnologias educacionais. Habilidades de todos os tipos podem ser ensinadas através de vídeos, sejam gravados ou ao vivo. Empreendedores que se apropriarem desta tendência podem dialogar com nichos específicos de público e encontrar inovadoras formas de monetização.

Clubes de assinatura

Os famosos clubes de assinatura estão inseridos no modelo de negócio chamado de economia da recorrência, que vem revolucionando as relações comerciais ao basear o consumo em acesso, não em propriedade. O modelo consiste na oferta de acesso a produtos e serviços com entrega periódica e pagamento fixo, geralmente mensal – é a estratégia da Netflix, do Spotify e de tantas outras empresas globais. Em 2020, o aumento do tempo em casa impulsionou a assinatura de clubes de livros, vinhos, cervejas, cosméticos, cápsulas de café, acessórios para pet e muitos outros produtos que, além de chegarem na porta do lar, promovem uma comunidade de assinantes que compartilham interesses em comum. O modelo está em alta, o segredo é encontrar um nicho de mercado ainda não explorado para surfar na tendência.

Nicho de mercado – Natural e Sustentável 

Falar em nichos de mercado é pensar em necessidades específicas, em grupos seletos de consumidores que demandam produtos e serviços que não se enquadram no “mercado tradicional”. Por provável influência das mudanças de comportamento incentivadas pela pandemia, alguns nichos de mercado entraram em alta em 2020 – com destaque para produtos naturais, artesanais e sustentáveis. Cosméticos livres de aditivos sintéticos, produtos livres de testes em animais, alimentação orgânica e vegana, embalagens reutilizáveis e recicláveis são alguns dos elementos que ganham crescente relevância entre um número cada vez maior de consumidores. Destaque especial para os negócios que inserem valores e posicionamentos políticos em seus produtos, outra grande preferência de consumo entre os millennials.

Franquias e microfranquias

Em um cenário de instabilidade econômica, oportunidades que oferecem segurança chamam atenção dos empreendedores. É o caso das franquias e microfranquias: com padrões previamente estabelecidos pela marca, o investimento vem respaldado por garantias. Apostar em um modelo testado e aprovado que já carrega o reconhecimento e a aceitação do público tem riscos reduzidos e dá uma margem mais segura em relação aos empreendimentos iniciados do zero. Apesar do investimento inicial elevado, a probabilidade de retorno é alta – basta escolher uma marca que não esteja saturada em sua região e que dialogue com os hábitos de consumo locais.

Para atingir sucesso no futuro, seu novo negócio deve ser construído com organização e planejamento desde o início. Conte com a experiência de quem atua há 30 anos no mercado empresarial! A Ação Contabilidade desenvolve soluções contábeis, fiscais, societárias e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos, sempre em compromisso com o crescimento de nossos clientes. Através do nosso aplicativo, você tem acesso instantâneo a documentos, relatórios e demais informações na palma da mão. Juntos podemos ir mais longe! Conheça nossos serviços!

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