Planejamento de vendas para vencer na crise! | Contabilidade para crescer | Ação Contabilidade

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28 de novembro de 2016


Planejamento de vendas para vencer na crise!

Um planejamento de vendas atualizado ajuda a superar qualquer crise

Sempre vale pensar no final de ano, mas antes das férias, é preciso pensar no passo a passo do ano seguinte, planejando suas metas, estratégias e táticas para não ser surpreendido com as situações que o país vem enfrentando. Veja passos fundamentais para enfrentar esse tipo de momento e fazer seu planejamento de vendas com calma:

1 – Olhe cuidadosamente para o cenário em que a sua empresa se encontra no momento:

Qual a situação das suas vendas? Como está seu fluxo de caixa?  Número real de clientes, tem anotado? Veja quais produtos ou serviços foram mais e menos vendidos. Sempre também é bom saber a melhor época do ano para vender. E pro próximo ano, como está o seu estoque? O que tem disponível? Cada detalhe deve ser pensando antecipadamente para evitar futuras complicações da economia e do mercado. Lembre-se da historia da formiga e da cigarra: quem se antecipa, não passa necessidades.  Seu Planejamento de vendas precisa de todas essas e outras questões respondidas

2 – Estabeleça todas as metas que sua empresa deve atingir: 

  • Você precisa de quanto para chegar ao número ideal  da sua quota de receitas? Para chegar nesse número basta pegar o volume de vendas para o ano novo e dividir pelo ticket médio de cada venda.
  • Calcule o número de clientes necessários para chegar na receita desejada
  • Com os clientes que já tem, você chega na receita ou é preciso prospectar mais?
  • Estime um número de novos negócios a serem fechados.
  • Sabe qual o melhor trimestre para realizar, buscar e fechar esses negócios?
  • Os contatos da sua empresa, seu networking é o suficiente ou terá de buscar por mais canais/parceiros?

São todas perguntas necessárias para você começar a traçar seu planejamento de vendas para o próximo ano.

Leia, releia, leia, releia, ESTUDE cada uma das suas estratégias: 

Nitidamente é obrigatório você saber como atingir seus objetivos e metas. Encontrou as respostas necessárias para os eventuais desejos dos novos clientes? Isso fará diferença no processo do planejamento de vendas. Pensou como chegar nas metas individuais de crescimento? E os profissionais que compõe sua equipe, será que todos estão prontos para esse crescimento e transformações?

  • Monitore e estabeleça um número para a quantidade de clientes mínima que você precisa chegar no próximo ano
  • Encontre os mercados adequados onde você quer inserir sua empresa
  • Seu mix de negócios está correto? Vale a pena checar de novo.
  • Compreenda quais produtos ou serviços você iniciará seu próximo ano começar o ano e
  • Sincronize as estratégias de comunicação com a sua empresa. Vale a pena olhar pro segmento da propaganda, consultar uma agencia de publicidade.

Escolha cuidadosamente os passos que irá dar: 

  • Para o próximo ano deve-se analisar todas as oportunidades que rondam sua empresa
  • Vasculhe a fundo, pesquise todas as ações da concorrência ou setores pertinentes
  • Deixe pronto um plano completo para enfim conquistar os clientes que você vem prospectando
  • Tire um tempo para entrar de cabeça na prospecção de cada novo clientes, negócios e empresa
  • Conte com o auxilio de todo tipo de tecnologia para aumentar a produtividade da sua equipe e empresa. Por exemplo, um CRM. Busque coisas viáveis, não é necessários gastar rios de dinheiro em buscas de ferramentas sofisticadas.

Hora da luta, de botar a mão na massa

  • Tenha pronto um calendário de ações montado para funcionar dentro do seu tempo disponível
  • Treinamento traz aprendizado e disciplina, por isso sua equipe deve estar capacitada para qualquer mudança e problemas que venha a ocorrer
  • Pode de decisão pode mudar o jogo pro seu lado, por isso saiba toma-la rapidamente quando precisar.
  • A carta na manga: se algo não funcionar com o prevista,  sempre tenha pronto uma outra saída

Aplique as dicas de planejamento de vendas no seu dia a dia e sinta a diferença na rotina da sua empresa.

 

 

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