Ponto de equilíbrio contábil: o que é e como ele funciona? - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

5 de janeiro de 2021


Ponto de equilíbrio contábil: o que é e como ele funciona?

Existem muitos indicadores contábeis que ajudam a visualizar, por meio de números palpáveis, a situação em que se encontra a saúde financeira de um estabelecimento. São marcadores importantes para que os gestores obtenham análises realistas sobre a viabilidade do negócio – podendo, então, identificar com antecedência os momentos mais oportunos para investimentos, ou até mesmo a hora mais sensata de fechar as portas para evitar o acúmulo de dívidas.

Um conceito que deve ser compreendido e aplicado por todos os empreendedores, administradores e investidores é o ponto de equilíbrio contábil. Você já está familiarizado com este cálculo?

  • O QUE É E PARA QUE SERVE

O equilíbrio contábil é o ponto em que as despesas (sejam fixas ou variáveis) empatam com as receitas totais da empresa, chegando em total equilíbrio. É a partir deste ponto que a empresa começa a lucrar, ou seja, quando já arrecadou o suficiente para cobrir os custos operacionais (e toda quantia levantada a partir deste momento será contabilizada como lucro). O ponto de equilíbrio contábil representa, portanto, o “zero a zero”, quando a receita e as despesas são equivalentes e não geram nem lucro, nem prejuízo; ou quanto é necessário arrecadar para cobrir as despesas administrativas. 

A identificação deste marco preciso ajuda a direcionar a operação da empresa, uma vez que estabelece o volume de vendas necessário para equilibrar as despesas e não entrar no vermelho. Também oferece uma visão mais clara sobre a margem de lucratividade do negócio em relação aos gastos necessários, gerando informações valiosas para um planejamento estratégico embasado. Para gestores, o ponto de equilíbrio que demanda um número muito elevado de vendas pode motivar ações voltadas para corte dos gastos fixos (reorganização interna) ou fomento da margem de contribuição (investimento em marketing, por exemplo). Para investidores, o cálculo é útil para distinguir as empresas com alta margem de contribuição (atrativas para acionistas) dos negócios pouco rentáveis (cujas despesas ocupam expressiva parcela do valor arrecadado em vendas).

  • ELEMENTOS DO PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL

Para calculá-lo, é preciso estabelecer as Despesas Fixas, as Despesas Variáveis e a Margem de Contribuição da empresa dentro de um determinado período. Um controle financeiro completo e atualizado das entradas e saídas da empresa se faz necessário para acessar todos os valores e realizar um cálculo realista.

As despesas fixas incluem custos de aluguel, contas de luz, água, gás, salário dos funcionários, material de limpeza, serviços de segurança e manutenção, e qualquer outro gasto incluso mensalmente no orçamento da empresa. As despesas variáveis englobam gastos não fixos, que variam de acordo com o ritmo de produção e vendas do negócio (compra de insumos, comissão da equipe, impostos sobre vendas, entre outros). Por fim, a margem de contribuição representa o ganho bruto arrecadado sobre as vendas (ou seja, todo dinheiro que entra em caixa para além do montante destinado a quitar as despesas fixas e variáveis).

  • COMO CALCULAR O PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL

A fórmula para calcular o ponto de equilíbrio contábil pode ser estruturada de diversas maneiras, de acordo com o objetivo do gestor. A mais usada é a seguinte:

Ponto de Equilíbrio Contábil = despesas fixas / margem de contribuição

A margem de contribuição deve ser informada em valor percentual e convertida à forma de número decimal para realização do cálculo. Lembrando que: Margem de contribuição = receita total – despesas fixas e variáveis

O ponto de equilíbrio contábil também pode ser calculado por meio do número de quantidades de vendas de um produto. Neste caso, a fórmula é a seguinte:

Ponto de Equilíbrio Contábil = despesas fixas / valor monetário da margem de contribuição

Através deste segundo cálculo, é possível obter a quantidade de produtos que é necessário vender para cobrir os gastos administrativos e chegar no “zero a zero” entre lucro e prejuízo.

Precisando de consultoria especializada para organizar a gestão da sua empresa? Na Ação Contabilidade, entregamos mais do que soluções contábeis e empresariais: somos comprometidos com o crescimento de nossos clientes! Serviços contábeis, fiscais, societários e de recursos humanos para empresas de todos os portes e segmentos, com a facilidade de receber documentos, relatórios ou qualquer outra informação que precisar na palma da sua mão, através do aplicativo mobile. Conheça nossas soluções.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201