Qual a importância do fluxo de caixa? - Contabilidade em Joinville e Barra Velha - Ação

Blog

15 de outubro de 2020


Qual a importância do fluxo de caixa?

O bom gestor está em constante aprofundamento nos diferentes aspectos do seu empreendimento, especialmente quando o negócio está começando. A administração financeira é um dos aspectos diretamente relacionados ao crescimento e evolução do negócio, embora muitos gestores sejam pouco familiarizados com a área. Dentre os diversos instrumentos de gestão financeira utilizados no mundo corporativo, o fluxo de caixa se comprova simples, eficaz e necessário desde os primeiros passos de um novo estabelecimento.

O fluxo de caixa é a ferramenta de controle financeiro que mostra todos os valores que entram e saem da empresa, atualizando em tempo real a quantidade de dinheiro disponível no estabelecimento de acordo com as compras e vendas realizadas a cada dia. Para que o fluxo de caixa seja funcional e ofereça um panorama realista sobre o cenário financeiro da empresa, boas doses de planejamento, sistematização e organização se mostram necessárias.

  • COMO FAZER UM BOM FLUXO DE CAIXA?

Seja em um aplicativo próprio para gestão financeira ou em uma planilha personalizada, o fluxo de caixa deve incluir não só a movimentação de receitas e despesas (diárias e a receber/pagar), mas também o orçamento disponível e o plano de negócios da empresa, para guiar decisões de médio e longo prazo com assertividade. A atualização dos dados deve ser constante para que o controle não fique defasado, e é interessante organizar os dados por categorias – como “operacional” (dinheiro voltado às operações cotidianas) e “investimento” (dinheiro voltado à expansão e inovação). Para que estes dados organizados e armazenados possam ser convertidos em decisões mais inteligentes, defina uma periodicidade para análise dos relatórios provenientes do fluxo de caixa.

  • IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA A SUA EMPRESA

CLAREZA NO CONTROLE FINANCEIRO

Quando todo dinheiro que entra ou sai da empresa está organizado por datas e categorias, é possível visualizar com nitidez toda a movimentação financeira que o empreendimento gerou dentro de um determinado espaço de tempo. Ajuda o gestor a verificar suas principais fontes de lucro, bem como suas principais fontes de despesa, permitindo avaliar com mais critério o que é realmente necessário e o que pode sair do orçamento da empresa. O fluxo de caixa permite, inclusive, identificar eventuais desvios na utilização do caixa, dando mais segurança ao empreendimento.

EMBASAMENTO NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A documentação das movimentações financeiras de uma empresa mês após mês é um valioso material para aprimorar o planejamento financeiro e projetar um futuro seguro para o negócio. O controle das receitas salienta os pontos fortes da empresa e permite estabelecer metas de crescimento em valores realistas, com acompanhamento dos resultados. Já o controle das despesas permite verificar com antecedência se haverá dinheiro em caixa para quitar os compromissos de cada mês (pagamento da equipe, manutenção do espaço físico, contratos com fornecedores, entre outros); com tais previsões, o gestor consegue planejar os meses seguintes com margens mais seguras, sem ser pego de surpresa. 

ASSERTIVIDADE NAS TOMADAS DE DECISÃO

Quando o gestor está por dentro da origem do dinheiro que entrou e dos fins pelos quais o dinheiro saiu do caixa, as escolhas estratégicas e mercadológicas tornam-se mais embasadas e competitivas. Sabendo qual produto ou serviço tem maior aceitação do público (gera mais receita), cria-se um direcionamento para as ações de marketing ou de movimentação do e-commerce, por exemplo. Conhecendo todas as fontes de gasto, é possível identificar o que é necessário, o que é eventual e o que é supérfluo, liberando orçamento sem prejudicar a operação. Toda economia pode ser reinvestida nas áreas de maior retorno.

NOVAS PERSPECTIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

As informações contidas no fluxo de caixa abrem um novo leque de soluções em potencial para os meses de menor arrecadação. Imagine que o gestor conseguiu identificar com antecedência a falta de dinheiro em caixa para suprir os pagamentos do mês. Os dados do fluxo de caixa apresentam caminhos para traçar soluções emergenciais, como o renegociamento das datas de recebimento dos clientes, a antecipação de recebíveis com o banco ou até mesmo a criação de novas linhas de receita baseadas nos pontos de maior lucratividade da empresa.

DIAGNÓSTICO DA SAÚDE FINANCEIRA

Por fim, o controle rigoroso das receitas e despesas fornece, a médio prazo, uma análise precisa da saúde financeira do negócio. Existem dias de venda exorbitante e dias de quase nenhuma venda; o mercado varia por influências multifatoriais, dificultando a tarefa de prever períodos lucrativos ou dispendiosos. Com uma análise do fluxo de caixa, é possível comprovar se a empresa ganha mais do que gasta – ou seja, se é um negócio financeiramente saudável e que deve permanecer ativo.

Para negócios que estão começando ou empresas que já planejam expansão, a parceria com uma contabilidade é a melhor solução para manter a gestão fiscal, contábil e financeira sempre em dia. A Ação Contabilidade conta com uma equipe altamente capacitada e experiente em contabilidade gerencial e planejamento estratégico, para compreender as particularidades de cada empresa e, junto a você, encontrar a solução perfeita para o seu negócio! Agora somos uma Contabilidade Digital, com atendimento mais rápido, personalizado e moderno esperando por você, fale com a gente!

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201