Quando devo contratar um contador/contabilidade? - Açao Contabilidade

Blog

14 de outubro de 2019


Quando devo contratar um contador/contabilidade?

Começar um novo negócio não é tarefa fácil. Muitos dos microempresários logo percebem que as dúvidas e demandas relacionadas ao gerenciamento de uma pequena empresa são bem similares aos percalços enfrentados por quem está à frente de uma empresa padrão. A organização do departamento financeiro está entre os principais fundamentos necessários para que sua empresa se desenvolva de maneira saudável e frutífera – mas liderar essa atividade pode ser um grande desafio para quem está começando.

Impostos, fluxo de caixa, receita, investimentos e rendimentos: gerenciar todas as vertentes financeiras de um novo negócio sem auxílio profissional acaba abrindo margem para falhas que podem prejudicar o desenvolvimento da empresa lá na frente, o que adiciona uma boa dose de insegurança na cabeça do gestor. É por isso que, além de ser um aparato legal obrigatório nas grandes empresas, o contador é um grande parceiro do pequeno empreendedor. Mais do que cuidar da rotina financeira diária, o profissional da contabilidade auxilia em diagnósticos de mercado e na tomada de decisões estratégicas para a evolução do negócio.

Portanto, a contratação de um contador não deve ser preocupação exclusiva dos grandes empresários. Se você está começando e não quer se expor a riscos desnecessários, busque o auxílio de uma contabilidade assim que possível! Entenda mais sobre os benefícios de um serviço contábil profissional:

CONTROLE DO DIA A DIA FINANCEIRO

O contador monitora todo dinheiro que entra e sai de sua empresa, através das notas fiscais emitidas, faturas e pagamentos – este controle é essencial para planejar a aplicação do dinheiro dentro e fora da empresa de maneira inteligente. Também se encarrega da liquidação e pagamento dos impostos, pois está na alçada do contador o conhecimento sobre as obrigações da empresa perante os órgãos municipais, estaduais e federais. Quando for hora de investir, o contador sabe dar o melhor direcionamento estratégico para aplicar dinheiro ou para escolher a modalidade de empréstimo ou financiamento que mais se encaixa nas suas necessidades. Pode, por fim, compreender o rendimento da sua empresa e assim planejar ações de expansão através dos setores que apresentam maior potencial de entrada de dinheiro, minimizando riscos.

FACILIDADE DE CRÉDITO PARA EXPANSÃO

Para pequenos empreendedores que sonham em crescer, a organização da atividade contábil da empresa é um grande diferencial. Os bancos exigem uma declaração de faturamento quando o correntista pessoa jurídica solicita a obtenção de crédito – mas como este documento oferece informações muito limitadas, nem sempre a disponibilidade de crédito satisfaz a necessidade do empreendedor. Pequenos empresários que solicitam financiamentos já com os demonstrativos contábeis em mãos têm grandes chances de acessar linhas de crédito mais vantajosas, pois tais documentos oferecem ao banco uma visão mais realista sobre o risco de crédito de seu negócio.

Além disso, a comprovação contábil do perfil econômico-financeiro de um negócio é necessária para que a empresa possa participar de licitações públicas.

MAIS FOCO NO NEGÓCIO

Tendo um controle financeiro bem estruturado e completo, é possível olhar para a empresa numa perspectiva mais abrangente e com maior facilidade de detecção de falhas. Também é importante ter este controle em mãos para visualizar projeções financeiras e o orçamento empresarial, e assim estabelecer uma noção realista sobre sua capacidade de gerar lucro antes de apostar em novas possibilidades para o futuro. Tendo um profissional especializado na administração contábil, você poupa preocupações e ganha tempo para se dedicar à logística, inovação, marketing e todas as outras facetas que compõem um empreendimento para além do financeiro.

FUNCIONÁRIO OU TERCEIRIZADO?

Na hora de escolher seu contador, existem duas possibilidades: a contratação de um funcionário interno à empresa, que se encarregará de toda a função contábil; ou a terceirização do serviço através de uma empresa de contabilidade, especializada na legislação financeira e no conhecimento de mercado.

Em ambos os casos, você precisará dividir informações financeiras e debater estratégias delicadas com o responsável pela contabilidade de sua empresa. Portanto, seja funcionário ou terceirizado, é necessário que o profissional seja de confiança e esteja totalmente integrado à cultura e ao contexto do empreendimento em questão. Um perfil dinâmico, proativo e sempre atualizado pode trazer excelentes resultados para seu negócio.

Se você está começando e sente que chegou a hora de profissionalizar o controle financeiro da sua empresa, a Ação Contabilidade pode te ajudar. Temos experiência em gestão contábil e na mobilização de ações para minimizar riscos e alavancar resultados. Entre em contato conosco aqui.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201