A fidelização de clientes é uma da suas armas?
Aprenda 6 passos importantes
A relação que se cria com cada cliente é muito importante, desde de um boa dia até serviços especiais, tudo pode fazer a diferença na hora de fideliza-los.
Passo 1: O monitoramento
Crie um sistema de gerenciamento de relacionamento com os seus clientes, isso ajudará na observação e controle empresarial. O uso de um CRM (Costumer Relationship Management) para empresas menores é bem válido, além também de ser recomendado um sistema em tabelas e planilhas para manter a organização. Para realmente conquistar seu cliente, estreite seu relacionamento. Deixe-o sentir que sua marca/empresa é um parceiro, um amigo de jornada.
Passo 2. Investimento em ações, estratégias e planejamento de aplicação
Um cliente de anos vale mais do que tudo, ele confia e volta sempre, por isso valorize-o como o maior patrimônio da sua empresa. Crie ações direcionadas 100% a ele, torne-o VIP, faça coisas exclusivas que o empoderem. Cada detalhe pode fazer a diferença: informe em primeira mão a chegada de novos produtos ou serviços, transforme um email marketing em um conte de honra para benefícios. Os clientes devem se sentir especiais por consumirem tudo o que sua empresa oferecer.
3. ”Quem não se comunica, se estrumbica” – Seja Talkative!
Sempre estabeleça um diálogo com seu cliente, é importante ele saber o que você tem a dizer e você precisa saber o que ele tem dizer. Será via Facebook, Twitter, SAC, Email ou pessoalmente? Escolha tudo; o importante é estar perto dele. Descubra seus gostos, pensamentos, manias e estabeleça uma conversa em cima. Quanto mais próximo você chegar do mundo ele, mais próximo ele chegara do seu. Mantenha-o sempre informado e próximo da sua empresa e das suas mensagens.
4. Planeja os passos da construção da fidelização
Mais do que mimos, aqui é a hora onde você vai fisgar seu cliente.
Pense no seguinte: você também é um consumidor, então o que gostaria de receber de vantagens da sua marca favorita? Como ela pode te agradar mais, fazer mais por você? Vale agora criar benefícios, descontos, exclusividade, coisas que criem no cliente a fidelidade. E não é sair tentando compra-lo, é cativa-lo, mostrando que a sua empresa realmente importa-se com ele.
5. A opinião do cliente precisa ser ouvida. E respondida
Pessoas se comunicam, gostam de falar, pense então quando realmente tem algo a dizer. Sua empresa precisa ter o sistema de ouvidoria, para amparar, prestar contas para cada pessoa que buscou, busca ou buscará o que você tem a oferecer. Todos devem e precisam sentir-se importantes e ouvidos. Dentro de um gerenciamento de crise, a ouvidoria é o braço direito da empresa que precisa virar o jogo e até reconquistar seu cliente. Então crie uma ouvidoria que esteja preparada para todas as situações. Mostre que você se importa e importe-se mesmo, principalmente se for algo negativo.
6. Crie um sistema para avaliar a satisfação dos clientes
Reclamações, elogios, criticas, duvidas, padronize a forma como você atende seus clientes.
Isso organiza e otimiza o SAC criando um monitoramento equilibrado sobre a satisfação das pessoas. Fique ligado às opiniões que podem surgir, pois elas geram boas chances de fazer algo diferente.
Siga o passo a passo e tenha seus clientes sempre por perto.
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