Corte de Custos: é possível economizar sem perder eficiência?
A consciência no uso dos materiais do escritório e diminuição do uso de energia elétrica são exemplos de boas práticas empresariais que podem reduzir os gastos de sua empresa. Para ajudar a controlar ainda mais esses recursos, você pode contar com uma planilha de fluxo de caixa do Excel como apoio. Uma planilha específica para controle de gastos também ajuda. Desta forma, é possível acompanhar a redução diária e quando fechar o mês o resultado mensal.
1 – Faça uma análise periódica dos seus custos
Na ânsia de reduzir os gastos, é comum que as empresas comecem a fazer cortes sem critério e, nesse processo, acabam eliminando recursos importantes para o negócio. Para que essa situação seja evitada, é preciso realizar reuniões — pelo menos uma vez ao mês — entre a administração e o financeiro da empresa. Faça uma lista com todos os custos da empresa e mantenha um histórico de saídas. Assim, é possível identificar gastos supérfluos, que não impactam na produtividade e na qualidade do serviço.
2 – Envolva sua equipe para otimizar seus gastos
Não há como reduzir gastos sem a colaboração dos funcionários. Por isso, é preciso investir na comunicação interna e na definição de metas para os colaboradores, usando a economia feita para recompensar sua equipe quando os objetivos forem atingidos. Nesse contexto, ações simples como aproveitar melhor a luz natural, trocar as lâmpadas, eletrodomésticos e luminárias por modelos mais econômicos e substituir documentos em papel por documentos digitais podem gerar grandes economias e auxiliar na redução de despesas.
3 – Adote o banco de horas
Uma boa alternativa para reduzir gastos com as equipes de trabalho é adotar o banco de horas. A empresa economiza em horas extras, enquanto o empregado recupera seu tempo trabalhado a mais em folgas, emendando feriados ou prolongando férias. No entanto, para que essa medida não cause problemas judiciais e trabalhistas, é preciso que o funcionário receba essa compensação dentro do ano corrente. Caso contrário, é preciso pagá-lo por essas horas extras.
4 – Cuide do atendimento ao cliente
É importante planejar os cortes para que o cliente não se sinta prejudicado no atendimento. Uma padaria que reduz a iluminação no salão, por exemplo, pode causar incômodo aos fregueses e, com isso, perder vendas.
5- Falta de manutenção aumenta os custos na empresa
Quanto mais caro um equipamento, mais constante deve ser sua manutenção. E nesse caso, o ideal é não economizar. Um problema por falta de cuidado, pode gerar inúmeras despesas para a empresa, principalmente se forem do setor de produção. Esteja atento à situação física das máquinas.
A gestão estratégica de custos pode ajudar nos lucros da empresa. Com certeza a economia nos setores corretos pode trazer benefícios para a sua empresa.
O post Redução de custos na empresa: como fazer? apareceu primeiro em Ação.