Apostar tudo em uma moda pode ser muito lucrativo, porém passageiro. E o que acontece depois que ela acaba? Os empreendedores Werickson Costa, de 29 anos, e Lucas Paixão, de 25 anos, lucraram após o declínio das paletas mexicanas usando a criatividade, de olho na próxima tendência do mercado: taças decoradas.
“Pegamos a moda das paletas quando o mercado estava saturado. Depois, quando o verão acabou tivemos um baque. O movimento caiu 70%, de 100 mil por mês, chegamos a faturar 30 mil”, comenta Werickson.
Com a queda das paletas os dois sócios decidiram investir nas tais paletas extravagantes, e juntar somar ao menu salgados e bebidas quentes. Nascia assim a Mansion XV, cafeteria em Taubaté, São Paulo.
Em um ano o estabelecimento ja faturou R$ 2 milhões e possibilitou a abertura de uma outra loja em Moema, zona sul da cidade.
Assim como para todo empreendedor, o início não foi fácil. Investiram 200 mil reais do próprio bolso e sem nenhum capital de giro. Tinham 22 reais na conta do banco e o cartão de crédito da mãe e irmã de um deles para fazer as primeiras compras do estoque.
Mas esta febre também é passageira? A dupla acredita que desta vez não, e investe em novos produtos para manter a loja sempre renovada.
“As taças estão no mercado há mais tempo, desde 2012. E têm mais durabilidade porque permitem usar mais a criatividade. Mas temos algumas cartas na manga, caso essa tendência passe
Estamos sempre pensando em novos produtos. No inverno decidimos oferecer foundue e foi um sucesso”, afirma Costa.
O próximo passo, abrir a franquia, conta com a experiência de quem já foi franquiado um dia.
“Lembro que quando eu estava nessa franquia, fizemos uma reunião e um franqueado falou: ‘Me venderam o sonho de comprar um Sonata por mês e eu estou devendo um Fusquinha’. Eu não quero que isso aconteça com os nossos franqueados”, relata Werickson.
A franquia da Mansion XV custa 350 mil reais, com faturamento médio entre 90 e 100 mil reais e lucro que varia de 17 a 22%.
O post Saiba como estes empreendedores lucraram após o declínio das paletas mexicanas apareceu primeiro em Ação.