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28 de novembro de 2016


Saiba dicas práticas de como atender o cliente

Não basta tratar bem os clientes, é preciso ser eficiente!

O atendimento ao cliente não está apenas em perguntas e respostas, mas também em transmitir os valores da empresa, interagir de forma positiva para gerar uma experiência satisfatória, transmitir conhecimento e ganhar a confiança. Veja essas dicas e fidelize seu cliente:

1. O primeiro ponto primordial é saber  que seu cliente procura. Por isso é importante o alinhamento com a equipe para que a mesma esteja consciente das motivações que levaram o cliente até vocês. Faça pesquisas de satisfação, pergunte, investigue e se coloque no lugar do cliente.

Descobrir as insatisfações pode ajudar a resolver com maior eficiência os problemas e frustrações. Procure também fazer pesquisas internas para descobrir o motivo que o processo possa estar saindo errado.  Independente da área que faça parte, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos, é de extrema importância evitar frases como:  ”não é comigo”.

2. Atender é servir, por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização. Crie uma imagem que facilmente o identifique; a apresentação pessoal, o crachá e o uniforme.

3. O pensamento positivo diário pode mudar realidades. Pense que: “hoje é um dia que você ainda não viveu”, e que valerá a pena vive-lo da melhor forma possíel.

Longe da antipatia, seu atendimento precisa ter simpatia e empatia. Pontuar os envolvimentos entre equipe e cliente pode facilitar o dia a dia desses pontos de contato. É importante ressaltar:

-Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.

-Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro para entender suas queixas e, desta forma, sertí-lo melhor.

-Antipatia: falar de forma grosseira, deixar de ajudar e responder, ignorando-o ou ridicularizando-o.

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