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21 de janeiro de 2022


Tendências de negócios para 2022

Vacinação em larga escala por todo o território nacional, e o gradual controle da crise sanitária desencadeada pela Covid-19. Esse é o contexto em que se inicia o ano de 2022. Apesar da economia ainda instável, o Brasil começa a enxergar um novo horizonte de desenvolvimento e progresso. Este pode ser um momento oportuno para gestores que desejam inovar e pessoas que consideram se aventurar pelo universo empreendedor.

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Para trilhar uma satisfatória jornada empresarial em 2022, é mais seguro apostar nas tendências de negócio que despontam para o ano. Setores que estão em alta, nichos de empreendimento que se fortaleceram durante a pandemia, além de abordagens de gestão que dialogam com as demandas do atual perfil de consumidores. Dar atenção ao que norteia o mercado de agora vai te ajudar a investir em força de trabalho, planejamento e recursos financeiros com menores riscos e maior probabilidade de retorno.

De acordo com os dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estas são algumas das tendências com forte potencial para 2022, em termos de mercado e consumo no pós-pandemia. Tente incorporá-las em seu empreendimento já existente, ou inspire-se para iniciar o seu próprio negócio:

E-COMMERCE: quando a quarentena e o isolamento social se tornaram obrigatórios, a modalidade do e-commerce explodiu em todos os setores comerciais. A venda de produtos e serviços pela internet mostrou aos consumidores a praticidade de comprar sem se deslocar. Agora, com a reabertura das atividades presenciais, se evidencia uma mudança de comportamento por parte do público. O mercado digital não tende a cair em retrocesso – pelo contrário, torna-se cada vez mais intuitivo e procurado pelos clientes. A não necessidade de loja física reduz custos com aluguel, manutenção, mão de obra e deslocamento. Basta um bom planejamento de marketing e acesso à internet para fazer seu negócio decolar!

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CRIAÇÃO DE CONTEÚDO: a popularização das vendas online estabelece novas lógicas de consumo e divulgação. O marketing digital é uma ferramenta capaz de transformar um site qualquer em uma loja atrativa, com grande número de visitações e relevância entre a concorrência. Dentro dele, a criação de conteúdo é a estratégia responsável pelo engajamento entre público/marca, ao estabelecer vínculo através da informação. Investir na produção de conteúdo relevante relacionado ao seu produto/serviço, bem como apostar na produção de conteúdo enquanto produto a ser comercializado, são escolhas inteligentes para o mercado de 2022.

INFOPRODUTOS: ainda na dinâmica de venda e consumo de produtos digitais, os infoprodutos permanecerão em destaque durante 2022. E-books, audiobooks, cursos online, videoaulas, aplicativos – são produtos cada vez mais procurados pelos consumidores. Especialmente na área do conhecimento, ao possibilitar que o cliente desenvolva novas habilidades de maneira autônoma. Os infoprodutos podem ser excelentes ferramentas para modernizar seu negócio, explorando os interesses de seu nicho de mercado. A produção de infoprodutos também é uma opção viável para empreender, basta acumular conhecimento específico e habilidades de redação/captação/edição/produção.

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CLUBE DE ASSINATURAS: é um modelo aplicável a praticamente todos os tipos de negócio, que está cada vez mais bem aceito entre o público – e também atende à lógica digital. Consiste no pagamento de uma mensalidade em troca do recebimento de uma quantidade de produtos a domicílio, durante determinado período. Vinhos, livros, revistas, vegetais, filmes, roupas, produtos de beleza… hoje existe clube de assinatura para todos os gostos! A proposta é mais do que receber o produto em casa, periodicamente; é entregar uma experiência, contar uma história, envolver o associado ao serviço prestado.

FRANQUIAS: com a economia se recuperando de um período de alta instabilidade, a população começa a retomar seu poder de compra. O investimento em franquias não é nenhuma novidade, mas volta a ser viável em 2022. As franquias são boas opções para interessados em investir capital em uma marca já consolidada, reduzindo os riscos de inserção e reconhecimento no mercado. É importante ficar atento aos nichos mais procurados, e evitar setores já muito explorados na sua região.

EQUIPES INCLUSIVAS: o papel das empresas na sociedade mudou. Os clientes de hoje desejam consumir muito mais do que o produto; buscam experiência, posicionamento e impacto social. Uma forte tendência para 2022 é a valorização de empresas inclusivas, com equipes compostas de grupos minoritários. Negócios que demonstram, na prática, habilidade para lidar com públicos diversificados serão cada vez mais bem aceitos e priorizados pelos consumidores.

NOVA VISÃO SOBRE LOJAS FÍSICAS: o e-commerce se popularizou com força e mostrou que, para o público atual, as lojas físicas não se fazem necessárias. Entretanto, marcas que optaram por manter o atendimento presencial estão criando novos sentidos para a experiência da loja física. Muito mais do que pontos de venda, as lojas físicas agora exploram os sentidos e a interatividade em estratégias que não podem ser comportadas pela internet. Já pensou em modernizar sua loja para vender uma experiência marcante?

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CRITÉRIOS PARA MÍDIAS SOCIAIS: quando as mídias sociais despontaram enquanto ferramenta de marketing, o consenso era “faça sua marca presente no maior número de canais possível”. Entretanto, a tendência para 2022 é outra – focalizar a presença digital em mídias que façam sentido para o seu público. A ideia é reduzir as frentes para aprimorar a qualidade do conteúdo e integrar os canais entre si, dando maior fluidez à jornada do cliente.

SUSTENTABILIDADE: como parte do movimento de consumir experiências (e não apenas produtos), a sustentabilidade se torna cada vez mais requisito para fidelização a uma marca. Gestores contemporâneos devem enxergar a sustentabilidade como nova base dos negócios, independente do setor de atuação. Reduzir impactos ambientais, priorizar fontes de energia e matéria-prima ecológicas, bem como criar um ambiente de trabalho saudável e harmonioso são tendências para 2022.

BEM-ESTAR: considerando o desgaste psicológico vivenciado durante a pandemia, o público agora se mostra sedento por produtos que promovam bem-estar. São diversas frentes a serem exploradas – autocuidado, lazer, cultura, arte, entretenimento. O mercado está aberto a boas opções de relaxamento, reflexão, tranquilidade e diversão.

Acompanhar as tendências empresariais é um hábito essencial aos gestores preocupados em permanecer relevantes no mercado. Para abrir um novo negócio ou fazer a manutenção da saúde financeira de empresas em operação, a assessoria contábil é uma grande facilitadora. Há 30 anos atuando no mercado empresarial, a Ação Contabilidade dispõe de equipe altamente qualificada para elaboração de soluções contábeis, tributárias e societárias. Enquanto Contabilidade Digital, realiza atendimento via aplicativo próprio, para entregar aos clientes uma experiência cada vez mais personalizada, eficiente e funcional na rotina empresarial. Solicite um orçamento, juntos vamos construir uma trajetória de sucesso: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/ 

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