Tendências tecnológicas para o futuro da contabilidade - Açao Contabilidade

Blog

2 de dezembro de 2019


Tendências tecnológicas para o futuro da contabilidade

A necessidade de administrar a contabilidade de projetos e empreendimentos existe há muito tempo e já atravessou diversas etapas evolutivas da relação entre homem e a tecnologia, sempre ajustando e otimizando seu modelo operacional para se adequar aos novos formatos do mundo moderno. As escriturações contábeis e fiscais, que já preencheram páginas e mais páginas dos livros de papel, hoje são majoritariamente digitais – o que certamente as torna mais acessíveis, possibilita a obtenção de quaisquer dados sobre a empresa e ainda facilita questões de armazenamento. 

Mas a evolução tecnológica continua para além da era digital, e quais seriam os avanços que reserva para o ramo da contabilidade? Confira a seguir algumas das tendências que prometem ressignificar a maneira de exercer a profissão de contador, oferecendo cada vez mais proteção à saúde financeira do empreendedor:

  • RPA Fiscal

RPA é a abreviação de Robotic Process Automation, termo que representa um conjunto de tecnologias desenvolvidas para executar tarefas desempenhadas repetitivamente por humanos, facilitando o processo de coleta de informações ou processamento de dados. A automação de funções contábeis e fiscais torna-se, em alguns casos, mais viável do que a execução por pessoas, especialmente por minimizar a ocorrência de erros – mas também por conta da maior agilidade na realização de tarefas e pela grande capacidade de armazenamento de dados e regras. Esta tecnologia pode ser de grande valia para desempenho de funções como recebimento fiscal, pagamento de tributos, processamento de e-mails ou reconciliação de livros fiscais.

  • Machine Learning

Diferentemente do que o nome sugere, o Machine Learning (traduzido como Aprendizado de Máquina) não se refere à inteligência artificial, mas sim à capacidade de aprimoramento e refino das funções de um software na análise de dados por meio do reconhecimento de padrões, criando condições para a execução de tarefas por conta própria. O Machine Learning pode ser supervisionado (através de um treinamento realizado pelo profissional, dispondo de algoritmos predefinidos como certos e errados para que o computador possua uma base para tomada de decisões) ou não-supervisionado (quando o computador identifica, por conta própria, padrões nos dados analisados e compreende a estrutura dos algoritmos). No ramo da contabilidade, o Machine Learning pode ser muito útil para calcular tributos, criar relacionamento com clientes com alto nível de assertividade e automatizar a classificação fiscal de documentos.

  • Chatbot

O Chatbot se trata de um robô programado para realizar o atendimento inicial de clientes, redirecionando as demandas apresentadas para os setores responsáveis ou até mesmo resolvendo por conta própria alguns tipos de funções. Essa tecnologia vem revolucionando o relacionamento entre empresa e cliente, por disponibilizar atendimento a qualquer hora durante os sete dias da semana, com respostas praticamente instantâneas que atendem às necessidades do consumidor. O Chatbot também entra na lógica do Machine Learning (quanto mais requisitado, maior o aperfeiçoamento das funções), e nos escritórios contábeis está se mostrando útil para orientações referentes a procedimentos fiscais, emissão de notas fiscais digitais e automação do atendimento a clientes em potencial.

  • Assinatura Eletrônica

A assinatura digital chegou como excelente alternativa para otimizar o tempo gasto na assinatura de cada documento emitido por uma empresa, facilitando também as transações realizadas à distância. Seu funcionamento se dá por meio de um código exclusivo associado a cada pessoa ou empresa que, quando certificado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, atesta a validade de documentos. Nas contabilidades, essa facilidade digital reduz notavelmente a burocracia e elimina as horas de trabalho utilizadas para reconhecer firma em cartório.

  • Marketing Digital

O Marketing Digital é a tendência do momento para qualquer empreendimento que busca aumentar o alcance de seus serviços e, por consequência, atrair mais clientes. Sites, redes sociais e blogs de conteúdo específico permitem uma maior visibilidade dos produtos oferecidos e também aproximam o relacionamento com o cliente que, dessa maneira, consegue dialogar com a empresa de uma maneira mais aprofundada do que em uma reunião de negócios. As páginas online hoje funcionam como a vitrine do mundo moderno, e ainda possibilitam maior transparência sobre questões de posicionamento empresarial que podem colaborar para o engajamento com o público. Em escritórios de contabilidade, o marketing digital pode ser de grande valia para sanar dúvidas recorrentes a respeito de questões fiscais e disponibilizar conteúdo que transpareça a seriedade e competência existente nos serviços oferecidos.

Se seu negócio está precisando de uma consultoria contábil qualificada e atualizada, entre em contato com a Ação Contabilidade. Dispomos de diversas soluções criativas e estamos à disposição para encontrar a que melhor contribua para o sucesso do seu negócio.

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201