O nome da empresa é uma das maiores decisões que o empreendedor toma ao abrir seu próprio negócio. E não é tarefa simples, muitos acabam errando nesta fase inicial. A Nike, por exemplo, já foi chamada de Blue Ribbon Sports, o Google foi BackRub, e muitos outros empreendedores acabam errando da mesma forma ao nomear (ou renomear) sua empresa. Os problemas mais comuns acabam sendo a utilização de nomes genéricos ou que não remetem ao tipo de negócio que está sendo trabalhado.
Então como uma empresa deve escolher um nome? Separamos aqui alguns passos que podem ajudar você:
PASSO 1: Brainstorm com a equipe
Abra um documento de texto no Google Docs e peça para que a equipe coloque todos os nomes que vem a cabeça. Desde junção de palavras até nomes com números. O nome Microsoft, por exemplo, veio da fusão das palavras microcomputador e software. Direcione também para que as pessoas escrevam palavras que remetam ao tipo de negócio. Exemplo: palavras que possam significar proteção para dar nome a uma empresa de segurança.
PASSO 2: Corte as ideias ruins
Na lista de palavras do Google Docs, corte todos os nomes que pareçam com os dos concorrentes e todos que não ficariam bem em uma matéria de revista, por exemplo. Elimine também nomes que você não possa conseguir um domínio de site com .com.br, afinal, o marketing online é importante. Isso já tira da frente uma grande parte das ideias.
PASSO 3: Separe os nomes por cores
Os nomes sobreviventes agora passarão por outro teste: o das cores. Separe colunas de cores, onde amarelo são os nomes breves (fáceis de serem decorados), verde os nomes evocativos (que transmitem o significado do negócio) e vermelho os eliminados. Esta etapa também fará uma boa triagem.
PASSO 4: Teste de memória
Com os nomes finalistas em mãos, é hora de saber se as pessoas conseguirão se lembrar deles. Será que os clientes conseguirão soletrar o nome da sua empresa? Saberão pronunciá-lo? Faça o teste.
Peça para que novas pessoas peguem a lista de nomes e pronunciem, soletrem e digam com o que acham que a empresa trabalha.
E não se esqueça: conte conosco para toda a parte burocrática na hora da abertura da empresa.
O post 4 passos para você nomear (ou renomear) sua empresa apareceu primeiro em Ação.