Como lidar com as dívidas tributárias? - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

26 de maio de 2022


Como lidar com as dívidas tributárias?

Gerir um empreendimento é tentar equilibrar receitas e despesas com maestria. Reunir recursos para manter a operação em funcionamento, investir em pontos necessários, manter uma reserva de segurança e ainda manter as contas em dia não é tarefa simples. Especialmente no Brasil, onde a carga tributária é alta e o empreendedor precisa gerenciar uma imensa variedade de impostos. 

Quando ocorrem falhas no gerenciamento das obrigações tributárias, a empresa enfrenta um problema delicado – que pode rapidamente se transformar numa “bola de neve”. As dívidas decorrentes de atraso no pagamento de tributos geram taxas e juros altos e, quanto maior for a demora para regularizá-las, mais severo é o dano na saúde financeira do negócio. 

Leia também: O que são as obrigações tributárias e como funcionam?

O acúmulo de dívidas tributárias é um problema frequente: em 2017, o Governo Federal registrou um déficit de R$545,5 bilhões referentes ao não pagamento dos impostos empresariais. Infelizmente, esse problema já foi o responsável pelo fechamento de muitos empreendimentos brasileiros. Se o seu negócio está enfrentando esse desafio, não se desespere – existem alternativas viáveis para administrar as dívidas tributárias sem estourar o caixa da empresa. Conheça, a seguir, algumas opções acessíveis para lidar com as dívidas tributárias:

  • Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal (REFIS)

 

O Programa de Recuperação Fiscal do Governo Federal (REFIS) é uma iniciativa criada para minimizar os danos causados pela pandemia de Covid-19 no setor empresarial. A proposta é facilitar o pagamentos das pendências tributárias e, por consequência, fomentar a recuperação de créditos pela União.

Gestores cadastrados no REFIS acessam condições privilegiadas no pagamento total do débito, chegando a descontos de até 70% sobre o valor a ser pago. Através do REFIS, também é possível negociar parcelamentos com prazos maiores e/ou juros mais baixos.

A adesão ao REFIS pode ser feita online no portal de serviços da Receita Federal, ou presencialmente nas agências da Receita (mediante agendamento). As facilidades do REFIS também contemplam cidadãos, instituições de ensino e outras organizações da sociedade civil.

Leia também: Entenda porque sua empresa fatura, mas não gera lucro

  • Recorrer e renegociar outros pagamentos

 

O processo de regularização das dívidas tributárias tende a impactar a entrada de recursos no caixa da empresa. No efeito “bola de neve”, novas dívidas de outras frentes podem surgir – é necessário olhar estrategicamente para as possibilidades de flexibilização oferecidas em cada situação.

Diante de uma crise relacionada à saúde financeira do negócio, o gestor precisa tomar decisões inteligentes e priorizar as pendências de maior urgência. Algumas estratégias que ajudam a sair do endividamento são: renegociar o pagamento de dívidas, parcelamentos ou moratórias com fornecedores e parceiros; recorrer contra juros abusivos cobrados por instituições financeiras; recuperar ativos pagos com multas e tributos indevidos.

Leia também: Erros comuns ao emitir uma nota fiscal eletrônica

  • Assessoria contábil na gestão fiscal e financeira

 

A empresa que acumula dívidas tributárias está no “olho do furacão”. A situação pode ser revertida, desde que conduzida de maneira estratégica e assertiva. Para isso, nada mais certeiro do que contar com a assessoria de profissionais especializados em gestão contábil, fiscal e financeira. O contador ajuda na organização do controle fiscal, do fluxo de caixa, das contas a pagar e receber, e dos investimentos – assim, todo o dinheiro que entra pode ser aplicado com mais inteligência. Além de auxiliar no processo de regularização, o contador também atua em caráter preventivo, evitando que a empresa volte a enfrentar desafios financeiros e tributários no futuro. 

O gerenciamento ineficiente das contas e tributos coloca seu negócio em risco! Mantenha seu empreendimento seguro com o auxílio da Ação Contabilidade, que assessora empresas de todos os ramos e tamanhos há mais de 30 anos. Nossa equipe é especializada no desenvolvimento de soluções contábeis e empresariais que ajudam nossos clientes a crescer, atendendo às demandas específicas de cada negócio. Desde 2020, a Ação se tornou uma Contabilidade Digital e dispõe de aplicativo próprio para você acessar documentos e demais informações de forma instantânea, na palma da mão. Nossa missão é, a cada dia, entregar um atendimento mais personalizado, moderno e funcional. Solicite uma demonstração, juntos podemos ir mais longe: Contato – Contabilidade em Joinville – Ação (acaocontabilidadejoinville.com.br)

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201