O que são as obrigações tributárias e como funcionam? - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

2 de fevereiro de 2022


O que são as obrigações tributárias e como funcionam?

É preciso muito mais do que uma boa ideia para manter um negócio funcionando. Além de noções de gestão, o empreendedor também precisa estar atento a uma lista de exigências fiscais e tributárias para manter a empresa operando na legalidade. Caso contrário, as consequências podem ser graves – as penalidades vão desde multas elevadas, suspensão temporária das atividades até cassação do CNPJ e fechamento definitivo.

A legislação brasileira prevê uma série de deveres a serem cumpridos pelo empreendedor junto aos órgãos reguladores. Eles variam de acordo com o sistema tributário assumido por cada empresa, considerando também produtos e serviços passíveis de isenção. Todos os agentes do universo empresarial devem estar à par do que é exigido do empreendimento pelo governo, para manter a operação com segurança e livre de surpresas indesejadas.

Leia também: Como a contabilidade pode auxiliar na gestão da sua empresa?

Entenda, a seguir, maiores detalhes sobre o que são as obrigações tributárias e como elas funcionam no sistema brasileiro:

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS: O QUE SÃO?

As obrigações tributárias configuram o dever, inerente a todo empreendedor, de cumprir com o pagamento dos tributos (impostos, contribuições, taxas) previstos pelos órgãos reguladores (Fisco). São estes tributos que atestam a legalidade da empresa perante o país. Considerando a complexidade da carga tributária vigente no Brasil em relação aos demais países, são as obrigações tributárias definidas por lei que auxiliam na fiscalização da burocracia. É interessante que o gestor saiba reconhecer quais obrigações tributárias são principais e quais são acessórias, identificando também as diferenças entre as modalidades.

Leia também: Quais profissões não podem ser MEI e porquê

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS PRINCIPAIS

As obrigações tributárias principais são aplicadas a todas as empresas do território nacional, em categorias vinculadas aos sistemas tributários e ramos de atuação. Referem-se, principalmente, a tributos municipais, estaduais e federais – que podem ser apurados em periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual, em alíquotas que variam de acordo com a atividade e a região.

Hoje, o Código Tributário Brasileiro prevê três modalidades de sistema tributário: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. O regime de tributação deve ser escolhido no momento da abertura da empresa, e atualizado futuramente de acordo com o crescimento do negócio. Ainda que pouco contrastantes, cada sistema tributário reserva suas especificidades em relação às obrigações tributárias

Leia também: Entenda as mudanças no Imposto de Renda para 2022

Os principais impostos previstos dentre as obrigações tributárias brasileiras são: PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público); COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); ISS (Imposto sobre Serviços); IPI (Imposto sobre Produto Industrializado); CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido); CPP (Contribuição Patronal para a Previdência).

Leia também: Conheça as siglas da contabilidade e seus significados

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACESSÓRIAS

As obrigações tributárias acessórias não se referem ao pagamento de tributos – têm a função de auxiliar na fiscalização do cumprimento das obrigações tributárias principais. São documentos fiscais eletrônicos, declarações e lançamentos no Sistema Público de Emissões Digitais (SPED) que os gestores têm a obrigação de emitir para atestar a regularidade da empresa perante o Fisco. Mesmo quando o regime tributário ou a atividade desempenhada não exigem o recolhimento de determinados tributos, as obrigações tributárias acessórias devem ser emitidas para oficializar a legalidade do negócio.

Controlar a operação, gerir a equipe e ainda manter as obrigações fiscais e tributárias em dia é motivo de sobrecarga para muitos empreendedores. Para cuidar de todos os aspectos empresariais com qualidade e eficiência, dividir frentes entre responsáveis especializados é uma boa solução. A Ação Contabilidade atua no mercado empresarial há mais de 30 anos e tem a expertise necessária para desenvolver soluções contábeis, fiscais e societárias adequadas ao seu negócio. Nossa equipe é amplamente capacitada para assessorar sua empresa em estratégias de crescimento e desenvolvimento, seja qual for seu atual porte ou nicho de atuação. Agora somos uma contabilidade digital e dispomos de aplicativo próprio, para lhe oferecer um atendimento cada vez mais rápido e personalizado: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/ 

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201