Contabilidade digital: o que é e quais são as vantagens - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

23 de março de 2021


Contabilidade digital: o que é e quais são as vantagens

A massiva popularização da internet no fim do século XX incorporou recursos digitais a milhares de atividades até então desenvolvidas analogicamente. O fluxo da era digital despertou receio num primeiro momento, na preocupação de que as máquinas e algoritmos fossem substituir o papel do humano em todos os ofícios. Hoje, a tecnologia já é vista como um recurso que não apenas otimiza o trabalho de diversos profissionais, mas também maximiza possibilidades em todas as áreas de atuação. Deste contexto, emerge o conceito de Contabilidade Digital.

O QUE É A CONTABILIDADE DIGITAL

Muito além da troca de e-mails entre contador e cliente, a contabilidade digital simboliza o uso das tecnologias em prol da otimização de processos. Conceitos como automação, análise de dados e inteligência artificial são inseridos nas atividades contábeis por meio de softwares que oferecem mais agilidade, eficiência e precisão ao serviço desempenhado pelos contadores.

VANTAGENS DA CONTABILIDADE DIGITAL

1 . PRODUTIVIDADE IMPULSIONADA

Na contabilidade tradicional, muito tempo útil é perdido na organização de rotinas burocráticas que precisam estar em dia para que o serviço contábil seja desempenhado com embasamento. Isso muda com a contabilidade digital: computadores e softwares específicos se encarregam do trabalho repetitivo e operacional, desempenhando-o com mais rapidez e assertividade. Quando as máquinas cuidam de serviços como gestão da folha de pagamento, gestão tributária, cálculo de impostos, conciliação bancária e geração de relatórios diversos, muito tempo de expediente é liberado para que os contadores se dediquem às funções que demandam capital humano, com criatividade, estratégia e senso crítico.

2. ARMAZENAMENTO PRÁTICO E SEGURO

O estereótipo do escritório contábil ocupado por pilhas de papelada setorizada ficou no passado. Com a contabilidade digital, podemos dizer adeus aos gigantes arquivos de documentos físicos, às impressões massivas de relatórios para todos os presentes em reunião, ao extravio de documentos por problemas de armazenamento e várias outras questões relacionadas à perecividade da mídia física. A contabilidade digital promove a unificação do armazenamento de todas as informações contábeis na nuvem, contribuindo para o acesso, envio e recebimento de documentos com mais rapidez e organização. Os softwares também são equipados com recursos de proteção para dados sensíveis, como sistemas de criptografia e chaves de acesso, o que aumenta a segurança dos dados sigilosos. Inclusive, a Lei Geral de Segurança de Dados que vigorou em 2020 considera que apenas as ferramentas digitais atendem aos critérios de segurança propostos pelas novas regras.

3. REDUÇÃO DA MARGEM DE ERRO

O desempenho de trabalhos repetitivos e operacionais por humanos abre boa margem para falhas de percurso. A inteligência artificial e os softwares de automação oferecem total precisão na execução automática destes serviços, reduzindo a ocorrência de erros a quase zero. Livre de intervenção humana, as funções automatizadas estão menos sujeitas à refação, viabilizando a entrega de serviços mais assertivos aos clientes da contabilidade (além de liberar muito tempo útil na agenda dos contadores para desempenho de outras atividades).

4. CONTATO PRÓXIMO E IMEDIATO

A contabilidade digital beneficia tanto o cliente quanto o contador ao estreitar e agilizar o contato entre ambos. Desencontros de agenda, adiamentos de reunião, longas esperas para recebimento ou envio de documentos são alguns dos percalços cotidianos resolvidos pela introdução de recursos digitais na dinâmica contábil. Através de aplicativos e softwares específicos, o contador tem acesso às informações financeiras dos clientes em tempo real e se estabelece um canal de comunicação instantânea para atender solicitações de ambos os lados. Nas plataformas digitais, todas as informações podem ser compartilhadas, acessadas e editadas com facilidade e rapidez. O resultado está na entrega de uma experiência muito mais satisfatória ao cliente.

5. MAIS TEMPO PARA CONSULTORIA

Explorar o potencial da tecnologia para impulsionar a performance humana – esse é o princípio de toda a era digital, e se aplica perfeitamente à contabilidade digital. Com a automatização de uma grande carga de funções burocráticas, menor ocorrência de erros e contato facilitado para troca de informações, o contador economiza muito tempo de seu trabalho e assim pode focar esforços nas atividades que as máquinas não são capazes de desempenhar – consultoria empresarial, desenvolvimento de planejamento estratégico e demais serviços baseados na expertise adquirida no mercado de trabalho. Dessa forma, o atendimento se torna cada vez mais personalizado e efetivo.

Para planejar um futuro próspero para seu negócio, uma gestão organizada dos assuntos fiscais, contábeis e financeiros precisa ser executada no presente. Conte com a Ação Contabilidade para fazer sua empresa crescer e evoluir! Com mais de 30 anos de experiência no mercado, desenvolvemos soluções contábeis e empresariais com credibilidade e excelência, sempre em compromisso com os objetivos de nossos clientes. Desde 2020, somos uma Contabilidade Digital para oferecer serviços cada vez mais rápidos, seguros e otimizados ao seu negócio. Solicite um orçamento: https://www.acaocontabilidadejoinville.com.br/contato/ 

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201