O que esperar da tecnologia financeira para os próximos anos? - Contabilidade em Joinville - Ação

Blog

5 de maio de 2022


O que esperar da tecnologia financeira para os próximos anos?

Os serviços financeiros permeiam a vida de qualquer pessoa na sociedade contemporânea, seja física ou jurídica. Pix, Inteligência Artificial (AI), Open Banking e Cloud Computing são exemplos de novas tecnologias que recentemente revolucionaram a gestão de dados e os métodos de controle financeiro. Especialmente para quem atua no setor empresarial, estar por dentro das novas possibilidades de controle do fluxo de caixa, do capital de giro e das taxas e impostos faz toda a diferença. Acompanhar as novas tecnologias é essencial para manter o negócio atualizado e competitivo no quesito inovação.

Leia também: Erros comuns ao emitir uma nota fiscal eletrônica

Ao olhar para trás, hoje percebemos que a evolução da tecnologia financeira chegou a lugares inimagináveis. Que tipo de avanços devemos esperar para os próximos anos? Especialistas em tecnologia apontam as tendências a seguir:

RPA (Robotic Process Automation)

Automação Robótica de Processos é a tradução da sigla RPA. Consiste, basicamente, no uso de robôs especializados para o desenvolvimento de funções até então desempenhadas por pessoas. É uma estratégia extremamente eficiente para aumentar a produtividade, reduzir custos e ampliar a eficiência organizacional. Bancos e instituições financeiras já usam, atualmente, recursos de RPA para monitorar e amparar diversos tipos de operações realizadas pelos usuários. A tendência é que essa tecnologia permaneça em constante aprimoramento, atingindo – num futuro próximo – um novo patamar de alcance.

Machine Learning (ML)

Seguindo a mesma lógica de automação do RPA, o Machine Learning (ou Aprendizado da Máquina) é outra tecnologia que já está em alta e com potencial de intensa ascensão para os próximos anos. O ML é uma das vertentes da Inteligência Artificial que possibilita o autoaperfeiçoamento dos computadores no desenvolvimento de determinadas tarefas, levando a um desempenho cada vez mais otimizado. O Machine Learning viabiliza o processamento de grandes quantidades de conjuntos de dados, que revelam valiosas informações estratégicas sobre as organizações. Os bancos e instituições financeiras atuais já usam o LM principalmente em seus aplicativos, para detectar fraudes, aprovar empréstimos, monitorar riscos de investimento, entre outros.

Leia também: Contabilidade Digital x Contabilidade Online – você sabe a diferença?

Embedded Finance

Traduzida como “finanças incorporadas”, a tendência consiste na incorporação de soluções financeiras ao leque de empresas que até então não participavam desse setor. O Embedded Finance facilita que negócios de todos os ramos possam oferecer serviços financeiros aos clientes – como empréstimos e cartões de crédito. Isso é feito através de interfaces orientadas por API, que integram recursos financeiros em empresas não atuantes no mercado financeiro.

Evolução das tecnologias de pagamento

A pandemia de Covid-19 incentivou o setor tecnológico a encontrar novas soluções para transações financeiras, minimizando ao máximo o contato interpessoal. Das novas necessidades, surgem novas tecnologias que revolucionam as dinâmicas de pagamento. O pagamento por reconhecimento facial, por exemplo, já se popularizou na China e não exige o uso de qualquer outra forma de identificação (além do rosto do usuário). Outra promessa para o futuro próximo é o Real Digital, moeda virtual brasileira que deve ser testada pelo Banco Central ainda em 2022.

Leia também: Entenda porque sua empresa fatura, mas não gera lucro

Hiper-personalização

A tecnologia está evoluindo em prol do aprimoramento de todas as formas de experiência de compra. A hiper-personalização é uma tendência fortíssima no mercado financeiro, para que o cliente deixe de viver uma jornada padronizada junto ao banco e possa desfrutar de serviços adaptáveis às suas próprias necessidades e circunstâncias. Uma aprofundada análise de dados, encabeçada por tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, permite a entrega de um atendimento direcionado a públicos seletos e específicos.

O progresso tecnológico transforma o mundo, oferecendo novas facilidades e despertando novas demandas. Adotar a tecnologia como aliada na gestão empresarial já se tornou consenso entre os gestores preocupados com otimização de processos e resultados – especialmente no âmbito financeiro. A Ação Contabilidade atua há 30 anos no mercado empresarial e, desde 2020, se tornou uma Contabilidade Digital para atender às novas necessidades de seus clientes. Com aplicativo próprio, a Ação oferece serviços cada vez mais ágeis e personalizáveis para a realidade de cada empreendimento. Nossa equipe tem ampla experiência no desenvolvimento de soluções contábeis e empresariais para negócios de todos os portes e segmentos. Solicite um orçamento, juntos podemos ir mais longe: Contato – Contabilidade em Joinville – Ação (acaocontabilidadejoinville.com.br)

Deixe seu comentário

JUNTOS PODEMOS IR
MAIS LONGE!
FALE CONOSCO.

+55 (47) 3028-0201